Blog do Pyr
Como convencer o diretor de marketing de que sua agência é o máximo.
O desafio não é ser apenas boa, mas a melhor.
Como convencer o diretor de marketing de que sua agência é o máximo.
BuscarComo convencer o diretor de marketing de que sua agência é o máximo.
BuscarO desafio não é ser apenas boa, mas a melhor.
Pyr Marcondes
7 de outubro de 2016 - 17h12
Comece admitindo que sua agência não é a última bolacha do pacote, exatamente o contrário do que você normalmente faz. Diretores de Marketing não gostam e nem acreditam que você é de fato tudo isso. Aliás, eles sabem perfeitamente que sua agência nunca será perfeita e que não é, nem será, mesmo, a última bolacha do pacote.
Então, comece baixando a bola e admitindo que você não resolve todos os problemas dele e que está pronto para trabalhar com as demais agências que atendem a conta dele. O trabalho em mutirão está cada vez mais virando padrão. Mais do que antes. Porque as disciplinas se multiplicaram e o coitado do marketing do cliente tem que lidar com um número muito maior de tarefas e controles.
Depois, em compensação, mostre no que você é fodão (ou fodona). E para isso, por favor, você obviamente tem que ser fodão (ou fodona), de fato em alguma coisa. Ou até em várias coisas. Ok. Mas o ponto aqui não é nem sua excelência naquilo que você é excelente, mas a sua capacidade de entender os desafios e pepinos que o cara que paga a sua conta e a de todo o mercado publicitário enfrenta, lá do lado dele. É aí que você tem que ser fodão, ajudando-o a descascar os pepinos.
Tudo bem que você ganhou dezenas ou centenas de leões, mas hoje isso só não basta mais. Ganhar prêmios é e será sempre mega-importante. Para sua empresa e também para o cliente. Embora muitas vezes ele faça beicinho blazé de que prêmio não é importante. É claro que é e ele gosta de trabalhar com agências que ganham prêmios. Tem ego do lado de lá também, acredite, não é só do seu lado não (rs).
No entanto, a história de que “fazer boa propaganda” apenas resolve, não é mais bem assim. Boa propaganda funciona e sempre funcionará. Mas caramba, você se chama agência de propaganda e seu diferencial é fazer boa propaganda? Jura? Ora, se você não for bom no que se propõe a fazer está fazendo o que, afinal, no mercado?
Você tem que fazer boa propaganda não porque você é fodão, mas por pura e mera obrigação competitiva com as demais agências do mercado e com sua própria consciência. Se você é uma agência de propaganda e não entrega boa propaganda vai pra casa dormir, para nunca mais acordar.
Claro que há agências de propaganda que entregam boa propaganda melhor que a boa propaganda da concorrência. Mas essa não se chama boa propaganda, ela se chama melhor propaganda. É a propaganda de muito poucas agências do mercado, no Brasil e no mundo. As geniais. Aquelas que construíram e seguem construindo as maiores e mais valiosas marcas do mundo. Se o modelo de negócios dessas agências fosse, em vez de BV, um equity do negócio de seus clientes, elas seriam ainda mais ricas e rentáveis do que são, aposto.
Então, para convencer o diretor de marketing de que você e sua agência são o máximo, você tem que fazer a melhor propaganda, mas hoje tem também que gerar resultados. Não resultados de comunicação, tipo, número de views de um vídeo no You Tube. Mas contribuir para mexer o ponteiro dos negócios dele.
A função primordial de um bom diretor de marketing não é fazer bom marketing. Nem boa propaganda. Isso também é obrigação. A função primordial de um bom diretor de marketing, e hoje muito mais do que antes, é entregar resultados que mudem os resultados da companhia. No bottom line. Será por essa entrega que ele será julgado dentro da organização e será pelo quanto sua agência for capaz de ajudá-lo nesse desafio que ele vai julgar você também.
Então, resumindo, para provar que sua agência é o máximo, seja humilde, mas seja o humilde mais fodão do Planeta propaganda. Estude de verdade o negócio do seu cliente e, bem além de apenas boa propaganda, ajude-o a entregar bons resultados. Aí, matô!
E enquanto você estiver entregando direito e com competência real todo esse combo, ele vai ser seu cliente fiel para sempre. E isso sim será o máximo.
Veja também
IAB cria regras para in-game ads e isso muda completamente o jogo
A expectativa é que o aumento da transparência deverá estimular ainda mais anunciantes a apostarem fichas no mundo dos games
Propaganda anaboliza economia nos EUA e segue sendo indústria da prosperidade
Na ótica macroeconômica, por outro lado, ela é bem mais poderosa e impactante do que normalmente se imagina