Assinar

Facebook, via WhatsApp Pay, agora é (também) uma empresa de pagamentos.

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Facebook, via WhatsApp Pay, agora é (também) uma empresa de pagamentos.

Buscar
Crédito: divulgação
Publicidade

Blog do Pyr

Facebook, via WhatsApp Pay, agora é (também) uma empresa de pagamentos.

Todas as gigantes companhias-plataformas tech do mundo querem ser publishers. Querem também ser marketplaces. Querem também ser ...bem... querem ser tudo e se bastarem para que os usuários não saiam de lá nunca. Para isso, precisam ter sistemas de pagamento embutidos. Facebook agora tem.


18 de fevereiro de 2020 - 8h03

 

WhatsApp Pay, a plataforma de pagamento digital do WhatsApp, foi lançada na Índia. A empresa, que pertence ao Facebook, estava em fase de testes piloto do serviço de pagamento nos EUA nos últimos dois anos e chegou a testar o aplicativo com cerca de 1 milhão de usuários na Índia, em 2018.

Agora é oficial, está no mercado.

Recentemente, garantiu a permissão da National Payments Corporation of India (NPCI) para lançar o WhatsApp Pay no país, onde possui cerca de 400 milhões de usuários.

O WhatsApp assegurou às autoridades locais que cumpriria as normas de localização de dados, item crítico desse tipo de aplicativo diante das novas exigência legais de privacidade em todo o mundo. Concordou em cumpri-las, e foi.

Para analistas, tudo indica que a empresa está tentando dimensionar seu serviço de pagamentos para entrar na concorrência direta com plataformas semelhantes as do concorrente chinês WeChat.

Ao integrar o padrão UPI (Unified Payments Interface), os pagamentos podem ser enviados eletronicamente, sem que os usuários tenham que digitar suas senhas.

Outros concorrentes neste espaço incluem Google Pay, Paytm e PhonePe.

Google relatou mais de 240 milhões de transações de sua plataforma em maio de 2019, enquanto Paytm atingiu 200 milhões e o PhonePe registrou 230 milhões.

Esse ambiente vai se sofisticar em qualificação tecnológica, assim como em penetração geográfica, mundo afora. A briga é de cachorro grande e talvez possa-se imaginar que nem todos serão totalmente bem sucedidos.

Por enquanto, no entanto, há espaço para todos, numa fase que poderia ser qualificada ainda como estágio um.

Beneficiados somos todos … consumidores e negociantes.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também