WhatsApp Pay, a plataforma de pagamento digital do WhatsApp, foi lançada na Índia. A empresa, que pertence ao Facebook, estava em fase de testes piloto do serviço de pagamento nos EUA nos últimos dois anos e chegou a testar o aplicativo com cerca de 1 milhão de usuários na Índia, em 2018.
Agora é oficial, está no mercado.
Recentemente, garantiu a permissão da National Payments Corporation of India (NPCI) para lançar o WhatsApp Pay no país, onde possui cerca de 400 milhões de usuários.
O WhatsApp assegurou às autoridades locais que cumpriria as normas de localização de dados, item crítico desse tipo de aplicativo diante das novas exigência legais de privacidade em todo o mundo. Concordou em cumpri-las, e foi.
Para analistas, tudo indica que a empresa está tentando dimensionar seu serviço de pagamentos para entrar na concorrência direta com plataformas semelhantes as do concorrente chinês WeChat.
Ao integrar o padrão UPI (Unified Payments Interface), os pagamentos podem ser enviados eletronicamente, sem que os usuários tenham que digitar suas senhas.
Outros concorrentes neste espaço incluem Google Pay, Paytm e PhonePe.
Google relatou mais de 240 milhões de transações de sua plataforma em maio de 2019, enquanto Paytm atingiu 200 milhões e o PhonePe registrou 230 milhões.
Esse ambiente vai se sofisticar em qualificação tecnológica, assim como em penetração geográfica, mundo afora. A briga é de cachorro grande e talvez possa-se imaginar que nem todos serão totalmente bem sucedidos.
Por enquanto, no entanto, há espaço para todos, numa fase que poderia ser qualificada ainda como estágio um.
Beneficiados somos todos … consumidores e negociantes.