Assinar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

O CEO Digital I

Buscar
digital_ceo_s6z21
Publicidade

Blog do Pyr

O CEO Digital I

Há um sem número de tarefas aguardando pelo CEO Digital. É como adminsitrar o caos. Conhecer cada pedaço da tarefa é a única forma de fazer isso. Aqui, exemplos de como empresas e pessoas já estão levando a tarefa adiante.


11 de julho de 2017 - 10h11

 

O CEO Digital é uma fábula. Um personagem raramente encontrado na vida real. Seu papel está amplamente em aberto no comando das empresas aqui e em todo o mundo. E o que pode impressionar é que nem todos com potencial para esse protagonismo andam ensaiando o texto direitinho.

Eu conheço um CEO Digital. Ele se chama Masayoshi Son. Se você der um Google, vai entender o que é um CEO Digital de verdade e como infelizmente a maioria dos profissionais no cargo está distante do japa.

Se quiser entender rápido o que pensa Masayoshi Son perca um tempinho da sua atribulada vida de CEO e leia este artigo que publiquei sobre ele aqui no ProXXIma. Tudo bem que ele pode ser radical e sem dúvida é um ponto fora da curva quando se fala em CEOS. Mas ele é um CEO Digital.

Agora, afinal, o que é ser um CEO Digital.

O desenho dessa função passa pelos exatos desafios de transformação digital que toda companhia enfrenta hoje e que impacta não algumas, mas todas as áreas das empresas.

Portanto, a primeira preocupação do CEO Digital é a de ser o melhor maestro do caos. Sim, porque imagine a tarefa de implantar a transformação em todas as áreas operacionais, industriais, administrativas e de negócios de uma empresa. Pois é exatamente isso que o CEO Digital tem diante de si. Nada pode escapar. Há um caos a ser administrado.

A única forma de administrar o caos é ser holístico. Conhecer os princípios básicos fundamentais de cada necessidade de transformação e, se possível, as ferramentas necessárias para a transformação de cada área. E, inevitável, contar com pelo menos um head setorial fera em conhecimentos tecnológicos digitais para cada área chave da companhia. Sozinho não vai rolar.

Para começar, já no chão de fábrica, se estivermos falando de uma indústria, a computação, robotização e digitalização das várias etapas da produção estão já hoje ou deverão estar em andamento, através de plataformas tecnológicas. A equipe que lidera e opera as áreas produtivas do negócio deve, portanto, ser altamente capaz de manejar essa transformação.

Veja aqui o vídeo da obra de outro CEO Digital totalmente fora da caixa, Elon Musk. Musk, você certamente sabe, é um multi-bilionário que criou o Pay-Pal, a Tesla e a SpaceX, entre outras companhias de ponta mundialmente. Neste (longo) vídeo você vai conhecer todo o processo de produção de um carro elétrico na Tesla. Estado da arte de um chão de fábrica moderno.

A próxima área em que a tecnologia e a digitalização dos processos são impactados pelos avanços da ciência é a de logística. É possível hoje ter todo o controle de estoque e toda a cadeia de gestão logística automatizada e integrada por chips e softwares que controlam cada unidade de produto digitalmente, da fábrica ao consumo final, passando pela distribuição e varejo.

Assista aqui a alguns vídeos sobre como a automação e a cadeia digital podem comandar a logística de sua companhia.

Começando pelos depósitos e centros de distribuição.

Portos automatizados

Transportes.

No ponto de venda obviamente não é diferente. Você já deve ter visto muitos vídeos de como pode ser um ponto de venda automatizado e comandado por tecnologia digital Assista mais. O clássico do momento, Amazon Go.

Muito bem. Ficamos por aqui hoje. Em breve, teremos o CEO Digital II, em que vamos falar de marketing digital e mudança de cultura interna na empresa. E, ao final, como você amarra tudo isso.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também