6 de fevereiro de 2015 - 10h45
POR FRANCISCO MORALES, diretor da Sociomantic no Brasil
O ano de 2015 seguirá a tendência de crescimento para o e-commerce latino-americano, mesmo que isso venha acompanhado de um cenário de desaceleração significativa se compararmos com a evolução em 2013 (28%) e em 2014 (22%).
O quadro se justifica pelo agravamento de fatores sociais, políticos e econômicos na região Latam, gerando incertezas que refletem diretamente na previsão de consumo para este ano.
Somado a isso, temos a estagnação do Brasil, maior economia latino-americana, levando a uma estratégia de foco no crescimento dos lucros ao invés de expansão dos negócios.
Assim, deve ser priorizado o uso de dados inteligentes e o direcionamento de mensagens personalizadas para o cliente certo.
1 – Mix entre agências e varejistas;
2 – Em especial no Brasil, ninguém mais “sobrevive” sem os recursos proporcionados pela mídia programática;
3 – Muitas agências têm criado núcleos segmentados especializados na escolha da ferramenta correta para a programação, com o objetivo de satisfazer as necessidades de seus clientes;
4 – Os players já investem em Mobile, Dispositivos Cross, CRM e Vídeo Programático;
5 – Haverá riscos e também recompensas para os recém-chegados no mercado de mídia programática;
6 – Novas empresas “adtech” estão chegando a países como Brasil e México, mercados com alto potencial de crescimento e cujo situação política é favorável para a abertura de empresas. Este ponto é bastante positivo, uma vez que é possível trazer a experiência de empresas com atuação na Europa e nos Estados Unidos;
7 – Riscos para os novos playes: com a ausência de profissionais especializados, a competição pelos melhores é forte, aumentando a faixa salarial de remuneração destes. Por outro lado, a forte competição é positiva para a atração dos melhores talentos de outras áreas para a Mídia Programática, renovando o campo antes preenchido apenas por profissionais de Marketing;
8 – Expectativa da adesão de varejistas online muito interessantes como C&A e Pernambucanas;
9 – Um ano de muita exigência, porém, também interessante para o varejo online Latam. Há expectativa para as próximas inovações como a integração de dados on e offline, ampliando os tradicionais esforços de marketing para o mundo online e vice-versa;
10 – A distância entre os concorrentes será de apenas alguns cliques.