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4 ações imediatas para melhorar os resultados do seu app
Quando falamos de aplicativos, melhores resultados significam mais downloads, mais usuários ativos, maior retenção e maior frequência de uso
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9 de abril de 2014 - 11h59
POR TERENCE REIS
Sócio da Pontomobi
O que dizemos sempre: a adoção de uma estratégia mobile pode transformar cada aspecto de seu negócio, de vendas e marketing até seus processos internos.
A realidade, no entanto, é que há muita experimentação e os resultados para muitos não são o esperado. Faça um teste – entre na App Store ou Google Play (entre em ambos) e liste quantas marcas da economia real (não digital) você encontra no Top 300.
O foco em testar, experimentar coisas novas, faz parte de novos mercados e tecnologias. Mas com mais de 5 anos de App Store talvez seja hora de redirecionar o foco para ações que possam melhorar o desempenho do seu app.
Um ponto que também reforçamos sempre é que a execução de um bom app é mais do que colocar em prática uma idéia. Para um app bem-sucedido é importante que na execução incluamos elementos que irão em conjunto gerar uma experiência melhor para o usuário – logo, gerando melhores resultados.
Melhores resultados, quando falamos de um app, significam, de modo geral:
• Mais downloads
• Mais usuários ativos
• Maior retenção
• Maior frequência de uso
E há 4 coisas que você pode fazer agora para alcançar estes resultados:
• ASO
• Métricas
• Push
• Deep-links
ASO: App Store Optimization
Estima-se que 85% dos downloads sejam provenientes do editorial, da busca ou da presença no ranking das lojas de apps. São o que convencionamos chamar de downloads orgânicos. Isto torna o posicionamento nos resultados de busca e nos top charts um fator considerável de promoção de downloads.
ASO é um conjunto de técnicas para se obter uma presença melhor tanto na busca quanto no ranking.
E o que é feito? As ações giram em torno da apresentação e descrição do app, da inteligência de busca e do conhecimento de como funcionam os rankings das lojas.
Um trabalho bem-feito de ASO irá ter como resultado um maior número de downloads com menor investimento de comunicação e um maior número de usuários ativos resultante da maior proporção de downloads orgânicos.
Métricas
Já checou seu app hoje?
Se dissemos que mobile pode transformar seu negócio, isto somente é possível se entregarmos o conteúdo e serviços que os consumidores querem, no momento em que querem ou precisam.
Como podemos saber se estamos fazendo a coisa certa? É preciso evoluir da preocupação com os downloads para nos preocuparmos com nossos usuários e seu comportamento. Quantos usuários ativos têm seu app em relação aos downloads? Qual a frequência de uso? É compatível com a categoria de seu app? Qual o tempo médio? Número de sessões? Momentos de maior acesso? Quais insights podemos obter dos dados que capturamos? Os usuários estão utilizando o app da forma como planejamos?
A implementação adequada de um software de analytics é fundamental para o acompanhamento e subsequente estratégia de evolução de um app. O que não pode acontecer com seu app é não entender o que acontece e não agir.
Com números, iremos gerar maior retenção – menos pessoas irão desinstalar seu app, mais pessoas continuarão usando – e maior frequência de uso.
Push notifications
E agora que você tem uma base de usuários, o que está fazendo com isto? As push notifications são uma funcionalidade importante em apps e na maior parte do tempo não recebem a atenção devida. Tanto de quem fez o app quanto de quem baixou (como consequência de não haver uma estratégia prévia de relacionamento por meio de push).
O uso bem feito e segmentado de notificações tem o efeito de motivar o engajamento da sua audiência ao entregar valor adicional aos serviços presentes no app.
Usuários que recebem notificações abrem os apps com maior frequência e possuem maior retenção – chegando a dobrar a taxa de engajamento. Segundo um estudo da empresa Urban Airship, a taxa de retenção de usuários recebendo notificações foi 93% maior no primeiro mês após o download, com uma taxa de abertura de apps 26% maior.
As notificações são uma excelente forma de ativação do usuário no app. E como podemos dar continuidade a esta ativação?
Deep-Links
Os apps são hoje o foco da maioria dos esforços em mobile. Com razão: em torno de 80% do tempo de uso em mobile é dedicado a aplicativos.
Mas com isso temos um problema – em tese, apps e suas páginas internas estão excluídos dos resultados de busca na web. Eliminando um importante canal de ativação.
Em tese. Porque se torna cada vez mais comum o uso da tecnologia de deep-linking.
E o que é isso?
Imagine deep-linking como a capacidade de "gerar URLs" para um app. Com isto, torna-se mais fácil para as marcas engajar os usuários de seu app por meio de campanhas que irão direcioná-los para determinadas ações ou páginas de um app. Com isto, por exemplo, você pode enviar um link em um email marketing que irá levar o usuário a uma oferta específica dentro de seu app.
O uso de deep-linking leva dessa forma a uma maior frequência de uso e retenção, além de otimizar o investimento realizado em campanhas de publicidade.
Um outro ponto importante relacionado a deep-linking: o Google tem indexado o conteúdo de alguns apps por meio dessa tecnologia. Com isto, as buscas realizadas em Android trazem a opção de acessar o conteúdo nestes apps (além da opção nos sites) – trazendo de volta os mecanismos de busca como um importante canal de ativação.
Estas 4 ações propostas podem ser realizadas imediatamente utilizando-se os recursos já existentes. São ações simples e efetivas que irão gerar um melhor desempenho do app – e portanto melhor retorno do investimento realizado.
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