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A realidade aumentada está pronta. E agora, o que fazer com ela?
Neste artigo, o especialista em realidade aumentada Izaias Cavalcanti mostra como AR já está em várias áreas da nossa vida e como vai estar em muitos outros mais.
A realidade aumentada está pronta. E agora, o que fazer com ela?
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BuscarNeste artigo, o especialista em realidade aumentada Izaias Cavalcanti mostra como AR já está em várias áreas da nossa vida e como vai estar em muitos outros mais.
ProXXIma
16 de novembro de 2017 - 8h30
Por Izaias Cavalcanti, a partir de original de John Rogers (*)
Com a chegada do iOS 11, a realidade aumentada agora está nas mãos de centenas de milhões de usuários. Nos três meses desde que o ARKit foi apresentado na WWDC, vimos alguns exemplos realmente incríveis de como os desenvolvedores estão começando a explorar essa nova ferramenta.
Assim como a criação da App Store em 2008 revolucionou a indústria de apps e colocou o poder da internet no bolso das pessoas, acredito que a adoção em massa da Realidade Aumentada trará uma avalanche de novas tecnologias que irão aprimorar a nossa, bom… realidade.
“Para mim, realidade aumentada é uma ideia tão grande quanto o smartphone. Acho que é gigante. Eu fico entusiasmado por causa das coisas que podem ser feitas para melhorar muitas vidas. E ainda vai ser divertido. “ — Tim Cook
Só pra começar, aqui estão algumas indústrias e áreas de nossas vidas que a realidade aumentada tem o poder de se transformar de forma significativa.
Varejo. À medida que os varejistas físicos passam a se concentrar mais no e-commerce e vice-versa, a realidade aumentada irá misturar ainda mais esses dois mundos e mudar a maneira como compramos. Um dos primeiros varejistas a mostrar como isso pode funcionar foi a IKEA. Pensando em uma nova cadeira para sua sala de estar, por que não ver como ela fica na tua sala antes de comprar?
https://youtu.be/-xxOvsyNseY
Jogos & Entretenimento. As lentes do Snapchat e o Pokemon Go foram apenas o começo. Graças ao mapeamento de face, sensores e câmeras mais potentes, quase todas as superfícies se transformarão em uma plataforma de jogos ou uma maneira divertida de “vestir nossa realidade mundana”.
Saúde / Medicina. No começo, veremos coisas óbvias como o WebMD com tutoriais de realidade aumentada (má notícia para os hipocondríacos). Mas acho que o maior salto será em medicamentos cirúrgicos e especializados, como já vimos com Google Glass ou HoloLens.
Educação. Experimentos científicos ganharão vida na sala de aula. Misture toda a tabela periódica de elementos (sem precisar de óculos de segurança), aprenda sobre física segurando seu dispositivo sobre qualquer objeto em movimento no mundo real ou revivendo grandes momentos históricos, ou ainda “caminhando” por eles através de um portal AR. São tantas as possibilidades de como os educadores podem usar a realidade aumentada para reimaginar a sala de aula do amanhã.
Esportes. Fantasy Sports assumirá um significado totalmente novo ao sobrepor as estatísticas mais recentes em eventos ao vivo. Para os atletas, a realidade aumentada vai mudar a forma como eles treinam. Aperfeiçoe seu swing de golfe, arremesso ou tiro livre com alguma ajuda virtual.
https://youtu.be/TQD-hw131mg?t=4
Estes são apenas alguns exemplos de como a realidade aumentada irá mudar tantos aspectos do nosso trabalho e lazer. Estamos apenas na ponta do iceberg. E, como a maioria das novas tecnologias, a realidade aumentada parecerá estranha (já aconteceu com o Google Glass) antes de se tornar comum e fazer parte de nossas vidas.
O que você acha? A realidade aumentada está pronta para mudar nossas vidas assim como como ocorreu com o smartphone na última década? Ou, é uma novidade que precisa de um pouco mais de tempo para se desenvolver?
(*) Traduzido e adaptado do artigo original de John Rogers, por Izaias Cavalcanti.
Izaias Cavalcanti estuda Realidade Aumentada há cinco anos e é hoje é líder global de pesquisa e desenvolvimento na IUQO, empresa que desenvolve a próxima geração de aplicativos mobile para grandes empresas, com o uso da Inteligência Artificial (AI) e Realidade Aumentada (AR).
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