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Anitta: “Marca que trabalha comigo tem meu celular”

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Anitta: “Marca que trabalha comigo tem meu celular”

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(Foto: Denise Tadei)
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Anitta: “Marca que trabalha comigo tem meu celular”

No palco do MaxiMidia 2019, a cantora falou sobre seu processo de cocriação com marcas e dos planos de, a longo prazo, se dedicar somente aos negócios

e Karina Balan Julio
1 de outubro de 2019 - 17h40

Por Karina Balan Julio

Conhecida pelo pensamento estratégico em relação à sua carreira, Anitta se consagrou como um grande nome da música e do mercado publicitário e corporativo. A cantora foi destaque do primeiro dia do MaxiMídia, nesta terça-feira, 1º, em São Paulo. Responsável pelo gerenciamento da própria carreira desde 2014, Anitta vem evoluindo nas parcerias com marcas e na indústria internacional. Nesta semana, anunciou, por exemplo, que é a nova head de criação da Ambev, passando a liderar a estratégia para a marca Skol Beats. No espectro musical, foi indicada este ano a cinco categorias do Grammy Latino, que destaca sua aceitação no mercado latino e norte-americano.

No palco do MaxiMídia, no entanto, ela revelou que pretende se dedicar cada vez mais ao mundo dos negócios, até eventualmente frear o trabalho na música. “Não pretendo continuar cantando por muito tempo. Não me vejo cantando, fazendo um monte de shows aos 35 anos. Comecei a investir em negócios agora para me preparar para quando eu parar como cantora. No ano que vem já vamos diminuir bastante minha frequência de shows e trabalho musical, também para gerar mais interesse e demanda das pessoas. Penso também em outros leques, como a direção e produção artística de outros artistas”, disse ela.

Entre as suas fontes de receita, estão shows, palestras e publicidade. A ideia é equilibrar as diferentes frentes de negócio para manter sua autonomia. “Me perguntam se ganho mais com palestras, shows ou publicidade, mas nunca deixo que uma das coisas seja o pilar da minha capitalização”, afirma. Em sua equipe direta, ela conta com cerca de 50 pessoas.

Cocriação com marcas
Nas parcerias com marcas, os princípios básicos adotados por Anitta são o da proximidade e autenticidade.  “Todas as marcas que trabalham comigo têm o meu telefone pessoal, me ligam e falam diretamente comigo”, diz ela. Se o processo envolve a cocriação direta de estratégias de marca, melhor ainda, como é o caso da parceria com a Ambev. “Vou ter participação nos lucros da marca, não vai ser só um cachê. Tudo o que acontecer com o selo Skol Beats vai passar pelo meu direcionamento. Tem a ver com o meu jeito de trabalhar. Gosto de dar ideias e dizer o que acho que geraria buzz para as marcas que se envolvem comigo”, explica.

Redes sociais
Dona de um dos três perfis brasileiros de maior engajamento no Instagram, e de mais de 75 milhões de seguidores em todos os seus canais digitais, Anitta também falou sobre a gestão de suas redes sociais. “Tem horas em que é importante sumir, em outras horas é importante aparecer, em outras postar um tipo de conteúdo ou outro. Meu perfil no LinkedIn é completamente diferente do perfil do Instagram, onde estou oferecendo entretenimento e o produto sou eu mesma. Posto muitas coisas pessoalmente e outras deixo programadas. Mesmo quando não sou eu quem está postando, como quando tiro um break, fico olhando tudo para ver o que está acontecendo. Gosto de ter uma equipe enxuta e não tenho agência para fazer esse trabalho. Acho que quando se coloca algo na mão de muitas pessoas, se perde um pouco a autenticidade”, afirma.

Posicionamento
Anitta também falou da cobrança do público por posicionamento sobre temas políticos e causas. “Como pessoa pública, as pessoas sentem necessidade de saber sua opinião sobre tudo, principalmente os brasileiros. Não tem como sair ileso de um posicionamento e agradar 100% as pessoas. Sempre penso em como ‘causar’ no bom sentido, com o cuidado para não sermos mal interpretados na comunicação.  Antes de executar qualquer ideia, pesquisamos diversos tipos de público e militâncias, vamos dizer assim. Quando fizemos o clipe na Amazônia, por exemplo, fizemos estudos junto a indígenas e biólogos. Sempre fazemos pesquisas com pessoas que representem cada movimento ou opinião para entender a melhor maneira de comunicar”, descreveu.

(*) Crédito Foto Anitta: Denise Tadei

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