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Auditoria de backlinks: como salvar seu site das penalizações do Google

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Auditoria de backlinks: como salvar seu site das penalizações do Google

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Auditoria de backlinks: como salvar seu site das penalizações do Google

Os elementos fundamentais a serem considerandos no momento da auditoria de backlinks


28 de julho de 2016 - 8h00

(*) Por Anna Lebedeva, PR Manager do SEMrush

Você já deve estar sabendo que para aparecer no topo de resultados de pesquisa do Google seu site precisa de backlinks de outros sites com autoridade considerável. Backlinks continuam sendo um dos principais fatores que influenciam o ranqueamento. Por outro lado, links de sites de baixa qualidade podem prejudicar os ranqueamentos do seu site e causar penalização do Google. Se você não quer ver seus ranqueamentos caindo, precisa fazer uma auditoria de backlinks para identificar e remover os links que podem ter influencia negativa.

Alguns elementos importantes que devem ser considerados ao fazer a auditoria de backlinks

1. Domínios de referencias
Hoje em dia a estratégia de criar a maior quantidade de links possível é uma das piores opções que você pode escolher. A qualidade de domínios de referência é muito mais importante que a quantidade de links. Não basta ter autoridade alta e boa relação de confiança – o domínio com link para o seu site tem que ser relevante ao seu mercado. Você acharia estranho se um site de viagens tivesse links para a loja de produtos orgânicos? Pois é, o Google também acha!

2. Países de referencias
Seus links precisam vir de sites relacionados ao seu mercado e também à sua localização. Por exemplo, um link de um site japonês ou italiano para uma empresa local de São Paulo não parece ser natural (a não ser que a empresa esteja visando esses países para a expansão). Links relacionados geograficamente normalmente são melhores para pesquisa local que os links relacionados por tema.

3. Links não naturais
Links não naturais podem ser considerados uma violação de Recomendações de Qualidade do Google (Google Quality Guidelines). Na verdade, cada link, criado com o único objetivo de aumentar o ranquamento do site é considerado pelo Google como um link não natural. Quando uma máquina de busca detectar esse tipo de link você receberá uma mensagem de aviso sobre um link não natural no Google Search Console (conhecido anteriormente como Google Webmaster Tool).
Monitoramentos regulares do seu portfólio de links ajudarão a controlar a situação e evitarão as penalidades do Google.

4. Portfólios de backlinks dos concorrentes
Verificar os backlinks do seu concorrente pode te ajudar a descobrir novas oportunidades de backlinks e oferecer uma chance de entender melhor a estratégia dele.

Como se recuperar da penalidade do Google e por onde começar?
Todo mês vários sites recebem penalidades manuais e algorítmicas. A boa notícia é que a auditoria de backlinks não só ajuda a melhorar sua estratégia de link-building e evitar penalidades, mas também a se recuperar delas.

sem rush

Os passos para recuperação depois da penalização são:
1. Usar Google Search Console

Vale a pena começar exportando os links da sua conta de Google Search Console e os importando para alguma ferramenta de SEO da sua preferência. Isso te ajuda a identificar e eliminar links tóxicos que foram encontrados no Google Search Console.

2. Faça a auditoria de backlinks com outras ferramentas.

Existem várias ferramentas que conseguem providenciar uma imagem mais profunda do portfólio de seus links, por exemplo Ahrefs, Majestic e a ferramenta de Auditoria de Backlinks da SEMrush (Backink Audit tool).

3. Defina quais links você pode descontinuar e quais guardar.

Caso seja bem feita, podemos dizer sem dúvida que a descontinuação de links é o jeito mais seguro e direto para resolver esse e vários outros casos. Como, por exemplo, se o link não pode ser encontrado, se a página não está mais online, se o link não pode ser encontrado na página, entre outros casos. Como mencionamos anteriormente, você pode descontinuar uma URL ou domínio inteiro.

4. Solicitar a remoção dos links.

Quando você solicita a remoção de um link é importante escolher a postura correta. Lidando com outros webmasters você vai ter que provar que você não é um robô de spams (programa de computador projetado para auxiliar no envio de conteúdo duvidoso) e se identificar como um membro da comunidade de webmasters.

5. Documente os seus esforços de remoção e envie um pedido de reconsideração.
O Google quer que os webmasters o ajudem e comprovem seu esforço para remover todos os links tóxicos que apontam para o site. Resumindo – você vai precisar de papel e caneta para anotar todos os passos que você está fazendo para se livrar de links tóxicos.

Quando você for documentar sua solicitação de reconsideração, foque nos seguintes elementos principais:

• Explique a qualidade do seu site
• Os passos que você tomou para resolver o problema
• Os resultados do esforço
Verifique sua solicitação para assegurar-se que nenhum detalhe importante foi esquecido. Cuidado para não perder nenhum detalhe pequeno documentando os procedimentos de reparação do site. A partir disso, você pode enviar a sua solicitação. Geralmente a resposta da máquina de busca leva até 30 dias.
Assim, percebemos a importância de auditoria de backlincks. O Google avalia todos os links que apontam para o seu site, mesmo os links antigos, de quais você poderia nem se lembrar mais. Por isso precisamos sempre fazer um controle e monitoramento de nossos portfólios de links.

 

 

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