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Black Friday, Cyber Monday e Natal: pegue o celular e boas compras

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Black Friday, Cyber Monday e Natal: pegue o celular e boas compras

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Black Friday, Cyber Monday e Natal: pegue o celular e boas compras

A modalidade de compras via dispositivos móveis, o Mobile Commerce, cresce em ritmo acelerado desde 2013, ano em que bateu 4,8% de share, enquanto em 2017 o índice chegou a 27,3%, com média de 56,7% de crescimento anual no período, de acordo com o Ebit.

e Alberto Pardo
14 de novembro de 2018 - 7h41

Por Alberto Pardo (*)

Nas próximas semanas o varejo brasileiro viverá algumas de suas mais importantes datas para vendas como a Black Friday, Cyber Monday e o Natal. A cada ano, os dispositivos móveis assumem protagonismo maior nas estratégias das marcas, não apenas como parte da comunicação, mas como elo fundamental para gerar a venda.

A modalidade de compras via dispositivos móveis, o Mobile Commerce, cresce em ritmo acelerado desde 2013, ano em que bateu 4,8% de share, enquanto em 2017 o índice chegou a 27,3%, com média de 56,7% de crescimento anual no período, de acordo com o Ebit. As categorias que lideram os pedidos via mobile são moda e acessórios (15%), casa e decoração (14%) e saúde, cosméticos e perfumaria (12%). Para 2018, a Ebit prevê que o share em compras por meio de dispositivos móveis chegue a 37% do número total de pedidos online.

Um exemplo concreto de como as marcas têm usado a estratégia mobile com foco em vendas é a campanha “Vendendo pneus através de dispositivos móveis”, da Pirelli, ganhadora dos troféus de bronze na categoria de Promoção e de prata para Geração de leads no prêmio Smarties Awards, realizado pela Mobile Marketing Association (MMA).

Até então a marca tinha como costume focar a promoção dos produtos na mídia tradicional como revistas, televisão e outdoors, mas apostou na venda de pneus por meio de cupons em dispositivos móveis. O resultado obtido foi de mais de 30 mil cliques no banner do anúncio, 2.991 downloads e 1.148 pneus vendidos, além de um ROI acima de US$ 100 mil, em apenas dez dias.

Para alcançar tais números, a campanha da Pirelli foi baseada em dados a partir da geolocalização, que permitiram monitorar os hábitos de consumo dos usuários e atingir o público correto, no contexto e no momento adequados, identificando os proprietários de carros que frequentavam postos de gasolina e/ou estacionamentos. Esses usuários foram convidados a baixar o cupom para torná-lo efetivo nos revendedores da marca por meio de um banner.

Se alguém ainda tinha dúvidas que mobile pode ser fundamental para ajudar nas vendas é melhor deixá-las para trás. Abaixo apresento outros pontos que podem ser levados em consideração para garantir para as diferentes marcas, o sucesso nas vendas neste fim do ano por meio dos dispositivos móveis:

• Aposte nos vídeos – Esse formato segue como a principal tendência, pois é o mais consumido pela audiência. De acordo com dados da Magna, os vídeos deverão crescer 33% na América Latina, em 2018, sendo o formato que mais crescerá no ano. Para que o resultado seja efetivo, no entanto, é preciso contar com soluções como o Instant-Play, da AdColony, que oferece publicidade em vídeo em alta definição, full screen, com tecnologia pré-cache, que permite a reprodução automática dos vídeos, garantindo alto viewability.

• Uso de apps – O tempo médio dos usuários em aplicativos foi de 3h08m em 2017, enquanto em mobile web foi de 33 minutos. Além disso, o brasileiro passa 95% do tempo em mobile usando os dez principais aplicativos no celular, de acordo com a pesquisa The Global Mobile Report, da consultoria comScore. Quando se pensa na publicidade in-app, é preciso destacar a categoria games como a mais relevante para anúncios. Os usuários passam de 20 a 40 minutos por dia jogando e os apps de games, o maior tempo de sessão em comparação às demais categorias. Cada sessão dura, em média, 5,3 minutos, enquanto em aplicativos de outras categorias (como redes sociais, notícias e esportes) o tempo varia entre 2 e 3,5 minutos.

• Geolocalização — Ao utilizar a tecnologia do GPS, é possível impactar o usuário onde ele está e em tempo real, com segurança e transparência. São diversas oportunidades com esse recurso como uma estratégia de oferecer desconto para usuários que estejam em lojas concorrentes às de sua marca, ou mesmo em seu próprio varejo.

• Geo audience — O histórico do deslocamento do usuário diz muito sobre seus interesses e hábitos. Esse recurso utiliza o GPS que gera e armazena dados seguros e transparentes, para serem utilizados na entrega de campanhas. Além de impactar de acordo com a localização em tempo real, uma estratégia vencedora tem sido identificar potenciais clientes com base nos locais que visitaram nos últimos 30, 60 e 90 dias.  Por exemplo, um usuário que frequentou concessionárias ou visitou estandes de imóveis.

• Uso de DCO technology — Muito já se falou sobre como o mobile possibilita impactar as pessoas na hora certa, no momento exato e com a mensagem correta. E, de fato, com o uso adequado de dados e tecnologia, é possível colocar em prática esse conceito, com recursos como criativos dinâmicos (DCO technology), que entregam determinada peça de acordo com o local, horário e clima. Um bom exemplo é a campanha para a marca de café colombiana Juan Valdez, que disparava diferentes mensagens, por exemplo, sugerindo bebidas geladas quando a temperatura estava alta e vice-versa.

(*) Alberto Pardo é CEO e fundador da Adsmovil, empresa especializada em publicidade para dispositivos móveis, e parceira exclusiva da AdColony na América Latina. 

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