Pyr Marcondes
4 de fevereiro de 2020 - 8h49
Por anos, as telcos subsidiam nossos aparelhos celulares. Com a chegada dos smartphones, esse subsídio foi ficando mais caro. Agora, o desafio é a chegada dos aparelhos 5G, que serão ainda mais caros e, para muitas operadoras, uma barreira de rentabilidade de alto risco.
Em seu estudo “Outsmarting the 5G smartphone challenge: How telcos can reinvent their handset business”, a McKinsey alerta para esse desafio e faz sua a proposta de valor e de estratégia diante da nova realidade, basicamente fundamentada numa análise rigorosa do valor de cada consumidor do início ao fim da cadeia, ou seja, desde o aparelho em si, mas também elevando em conta produtos e serviços que esses consumidores possam vir a consumidor, para ver se a conta fecha.
Obviamente companhias gigantes como são as telcos todas devem estar fazendo suas contas levando tudo isso em consideração. O alerta da consultoria é que, sem esse cálculo feito de forma acurada, a conta tendencialmente não deve fechar.
Mais que isso, a McKinsey propõe uma verdadeira reinvenção do business das telcos a partir da oportunidade do 5G.
Estudo complexo, mas absloutamente na mosca.
Leia a íntegra do estudo aqui.