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Como conquistar o omnishopper e garantir o futuro?

Uma coisa é certa e não há mais volta: os dados são a grande arma secreta para vencer a nova batalha do varejo. Ter informações e usar o caminho certo não apenas contribui para ganhar market share, mas para garantir a competitividade no futuro.


19 de janeiro de 2018 - 8h27

 

Alessander Firmino (*)

Um novo tipo de consumidor emergiu: o omnishopper, que navega e compra em dispositivos e telas, online e off-line, promovendo a convergência dos mundos digital e físico. Para alcançar, conhecer e inspirar esses compradores, varejistas e marcas têm pela frente o desafio de transformar seus negócios.

E o que devem fazer para se adaptar a esta nova realidade? Como competir com gigantes do Varejo que oferecem experiências de compras fáceis e integradas que os consumidores desejam?

Uma coisa é certa e não há mais volta: os dados são a grande arma secreta para vencer a nova batalha do varejo. Ter informações e usar o caminho certo não apenas contribui para ganhar market share, mas para garantir a competitividade no futuro.

Os dados são necessários numa escala em massa e precisam ser granulares – não basta saber apenas o quê os consumidores compraram, mas o quê eles viram, em que dispositivo, em que dia, em que época, como eles chegaram naquela página e para onde foram depois. Com dados em mãos, os varejistas e as marcas podem dar o próximo passo para gerar vendas.

Recentemente, a Criteo, em parceria com a Forbes Insights, realizou uma pesquisa com mais de 500 executivos de marketing sobre a enorme necessidade de dados. O estudo descobriu que esses profissionais estão plenamente conscientes do poder das gigantes digitais e do potencial que elas têm para controlar o acesso e ditar as regras de engajamento.

Quase quatro em cada cinco executivos indicaram que as informações sobre o comportamento de consumo dos clientes são fundamentais para sua estratégia de negócios e eles estão empenhados na coleta e uso de dados em todos os canais e fases da jornada de compras.

Através da participação em um ecossistema de commerce marketing, que prevê US$ 550 bilhões em vendas anuais, a Criteo espera munir varejistas e marcas de conjuntos de dados acessíveis e mais amplos, além de tecnologia inteligente para otimizar essas informações para o público relevante.

A indústria já deixou bem claro: eles precisam e querem um ecossistema de commerce marketing transparente e colaborativo. Isso inclui o acesso a conjuntos de dados agrupados e maciços, tecnologia de machine learning, uma extensa rede de mídia premium e uma oportunidade de trazer financiamento de marcas para suas vitrines online.

Os varejistas e as marcas precisam ter acesso a mais dados atuais de consumidores e, com poucas exceções, não podem obtê-los por conta própria. Ao colaborar e juntar informações, existe uma oportunidade de aumentar as vendas, os lucros e, claro, a satisfação do cliente.

A maneira como cada varejista ou marca navega no panorama de um varejo em evolução, entende e se envolve com o comprador omnichannel e como domina o uso efetivo de dados offline e online, irá transformar nosso mundo e criar um novo conjunto de vencedores. As empresas que inovam no uso de seus dados colaborando para alcançar a escala não ganharão apenas a batalha. Elas ganharão o futuro.

(*) Alessander Firmino é Diretor da Criteo para América Latina e Brasil

 

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