ProXXIma
12 de junho de 2019 - 14h04
Por Tiago Cardoso (*)
Se você é fã de futebol, já deve saber que a Copa América é um dos torneios mais antigos do mundo. Mas mesmo que você não seja um entusiasta do esporte, não há como fugir do fato de que a edição 2019, que acontece no Brasil a partir de 14 de junho, pode ser uma ótima oportunidade de posicionar sua marca e aumentar suas vendas em um mercado extenso e extremamente receptivo. É preciso saber como tirar vantagem disso.
Depois da Copa do Mundo, este é o campeonato mais importante na América Latina. Os latino-americanos, de forma geral, são torcedores apaixonados de futebol e acompanham de perto todas as competições relevantes. Isso se reflete tanto nas redes sociais quanto nas compras online dos produtos e serviços associados ao evento esportivo em questão.
Em 2014, a Copa do Mundo no Brasil teve uma audiência de mais de 3,2 bilhões de espectadores e causou uma explosão global de tráfego em categorias como artigos esportivos, bebidas, viagens e delivery de comida. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online aumentaram 27%, movimentando cerca de 16,6 bilhões de dólares para a economia do país.
A Copa do Mundo na Rússia, em 2018, foi de longe a que mais registrou interações nas redes sociais. A quantidade de imagens, vídeos, textos e comentários relacionados ao evento, compartilhados por meio do Twitter, Facebook, Instagram, blogs e fóruns dos países latino-americanos participantes ultrapassou os 19 bilhões.
Se acrescentarmos a esses dados o fato de que na América Latina já existem quase 440 milhões de usuários conectados à Internet – o que equivale a 67% de seus habitantes -, é de se esperar que a Copa América mantenha em alta todos esses números. O e-commerce e sua versão mobile, o m-commerce, devem sair ganhando na região, proporcionalmente.
Mas como aumentar a visibilidade da sua marca e fazer as vendas dispararem? Algumas iniciativas podem ajudar:
Otimize sua estratégia para celular
Na Copa do Mundo de 2014, havia 280 milhões de telespectadores de dispositivos móveis (8,75% do total global de 3,2 bilhões). Mais de 672 milhões de mensagens foram postadas no Twitter durante todo o campeonato, o que fez do evento o mais tweetado da história. Naquela época, a penetração dos smartphones era de 22% no mundo (cerca de 1,57 bilhões de usuários). Na Rússia, a quantidade de telespectadores dobrou, chegando a mais de 450 milhões, 65% a mais do que no torneio anterior. Isso ocorreu devido a uma maior penetração mobile, então de 35%. Em média, o público passou mais de 240 minutos lendo e compartilhando conteúdo relacionado ao antes, durante e depois de cada partida. Esses números são expressivos e você pode fazê-los jogar a seu favor.
Por isso, um plano sólido para mobile será decisivo para garantir o sucesso durante a Copa América. Apenas ter um site já não é mais suficiente para concentrar um grande volume de vendas. Está comprovado que os aplicativos registram taxas de conversão três vezes mais altas do que as da web para dispositivos móveis e quase o dobro em relação aos desktops.
Uma boa campanha de retargeting dinâmico, que dá visibilidade aos seus anúncios nos vídeos com maior tráfego durante a transmissão dos jogos, assim como no Facebook e Instagram, garante que sua marca esteja bem posicionada e que seus produtos estejam ao alcance do consumidor quando ele mais precisa, especialmente nos momentos de espera entre os jogos, nos intervalos e nas compras de última hora.
Concentre-se no consumidor omnishopper
O consumidor de hoje está online, está na loja física e, graças ao celular, nos dois lugares ao mesmo tempo. Para conquistar o omnishopper durante a Copa América, certifique-se de que a identidade de sua marca e os call to actions estejam em destaque em cada um dos pontos de contato da jornada de compras. É essencial dar atenção aos detalhes para que os consumidores entendam que a satisfação e conveniencia deles são prioridades para você.
O omnichannel consiste em contemplar todos os pontos de contato com o consumidor durante a jornada de compras – loja física, loja virtual, aplicativos móveis e redes sociais – e organizá-los de forma que eles interajam entre si de forma eficiente, contribuindo para melhorar a experiência do cliente.
Por exemplo, se sua empresa vende camisetas de times ou a bola oficial deste ano, certifique-se de que os preços na web e na loja física estejam iguais. Além disso, a combinação entre dados online e off-line permitirá que você saiba detalhes das preferências de cada consumidor, a fim de proporcionar uma experiência de compra mais personalizada e relevante.
Implemente promoções especiais e divulgue-as adequadamente
De produtos relacionados à Copa América a bebidas, lanches e fast food, é altamente recomendável que você implemente promoções especiais (incluindo descontos, facilidades de pagamento, recompensas, etc.) que permitam que os fãs comprem seus itens favoritos com condições vantajosas. Essas ofertas precisam estar visíveis e acessíveis em todos os momentos.
Para isso, invista em ferramentas de produtos patrocinados para que seus anúncios ocupem os primeiros lugares nos sites e aplicativos dos principais varejistas. Como esses anúncios serão exibidos para os consumidores com maior intenção de compra em tempo real, o processo de conversão em vendas será muito mais rápido e eficaz.
Conforme as partidas da seleção forem se aproximando, investir em publicidade direcionada nos principais sites para seu público-alvo será outra maneira eficiente de envolver novamente e engajar os consumidores. E se você aplicar uma abordagem omnichannel, orientando-os durante todo o processo de compra, seus esforços de marketing serão aprimorados.
Com uma estratégia original e personalizada, focada no consumidor, a Copa América 2019 pode se tornar um excelente momento para dar mais visibilidade ao seu negócio e aumentar seus lucros, ao mesmo tempo em que promove maior fidelidade à sua marca. Aproveite a oportunidade!
(*) Tiago Cardoso é Regional Client Partner & Account Strategist Director LATAM, Criteo