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Dicas de compra programática. Por Gustavo Morale
CEO do Media Response Group apresenta cinco dicas para realizar um projeto bem sucedido envolvendo compra programática
Dicas de compra programática. Por Gustavo Morale
BuscarDicas de compra programática. Por Gustavo Morale
BuscarCEO do Media Response Group apresenta cinco dicas para realizar um projeto bem sucedido envolvendo compra programática
8 de julho de 2013 - 11h46
Por Gustavo Morale
CEO do Media Response Group
Para realizar campanhas programáticas é necessário ter uma visão clara e madura sobre o que significa presença online e o processo de compra de mídia como um todo. Tudo começa com o entendimento do negócio do anunciante e a integração tecnológica, na qual o cliente integra suas propriedades e campanhas online a uma plataforma programática.
Muito complicado? Pois é, este é outro desafio para o setor online: desenvolver profissionais com ‘know how’ analítico para a execução destas campanhas. A tarefa não é das mais simples, e envolve conhecimentos como gestão de risco de compra de mídia a custo variável, entendimento profundo sobre marketing online e uma boa base tecnológica.
Esta aí uma boa oportunidade aos profissionais do setor que buscam estudar o que há de mais novo no momento.
Existe muita tecnologia de ponta que apenas algumas empresas oferecem dentro do mercado brasileiro, que por sinal já é muito evoluído e disputado, e possui muitos grandes players se beneficiando desta revolução.
Bem, e como funciona a compra programática? Imagine que todas as visitas a suas propriedades online, sites, canais sociais e e-commerce, passaram a ser registradas em uma base de dados chamada "Data Pool".
Estas informações são utilizadas por empresas especializadas como uma forma de "ouvir" e registrar a intenção de um desejo através do comportamento de um usuário anônimo em sua navegação na internet.
Essa técnica tornou possível a realização de campanhas online em display (banners) focadas em performance, o que sofistica ainda mais o leque de soluções de comunicação online que podem ser utilizados pelas empresas que acreditam no setor como motor de crescimento de vendas e geração de negócios.
Outro ponto importante a destacar é que o sistema programático busca de forma automatizada o alcance das metas e objetivos definidos no setup de uma campanha.
Pode-se dizer que um anunciante esta realizando uma campanha programática efetiva, quando o mesmo vai em busca, e encontra o ponto de equilíbrio ideal entre ‘Investimento versus Retorno Sobre Objetivo’.
Segue cinco dicas para realizar um projeto bem sucedido envolvendo compra programática:
1.Objetivos claros e visão de médio prazo
É fundamental compreender os objetivos do cliente, assim como também é importante o cliente entender que é necessário consolidar e manter um bom volume de data pool, o que pode levar semanas ou meses, de acordo com sua capacidade de investimento.
2. Volume, escala e boas decisões
É fundamental compreender que o sucesso de uma campanha programática esta diretamente relacionado ao volume de dados gerados para a campanha e principalmente as decisões que são tomadas através da análise destes dados indicativos.
3. Frequência moderada e conveniência
Procure entender a frequência e mix de mensagens ideais para comunicar-se com sua base de possíveis consumidores sem perturba-los.
4. Busque um parceiro comprometido e de credibilidade
Conte com uma empresa especializada e de confiança para dar início a sua experiência programática. E lembre-se: o negócio programático será uma iniciativa adicional a sua estratégia online geral.
5. Mix de soluções
Lembre-se que a compra programática revoluciona e passa a ser geradora de vantagem competitiva para empresas que estão em indústrias com poucos players ativos.
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