Assinar

Eficiência em mobile marketing ou como deixar os velhos costumes de lado

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Eficiência em mobile marketing ou como deixar os velhos costumes de lado

Buscar
Publicidade

How To

Eficiência em mobile marketing ou como deixar os velhos costumes de lado

Ficar de fora não é mais uma alternativa inteligente por parte das empresas


5 de outubro de 2015 - 1h51

(*) Por Patricia Almeida

Ao analisar o tema mobile marketing, chegamos diretamente aos jovens consumidores conectados. Cada vez mais atuantes, interessados e informados, não se deixam enganar por falsas propagandas, não se fidelizam facilmente a uma marca, realizam pesquisas sobre todos os aspectos, são exigentes em relação à qualidade daquilo que consomem e querem sempre a atenção das empresas para a satisfação de seus desejos.

Para que as marcas consigam a atenção desse consumidor completamente exigente e conectado e atinjam seus objetivos de posicionamento de marca, fidelização e vendas, é necessário que se compreenda a dinâmica desse universo digital móvel e as características dos públicos que estão ali.

Uma comunicação eficiente e coerente com o mundo virtual em que vivemos é fundamental.

Ainda mais nesse ambiente, onde é primordial realizar ações eficazes com engajamento, retorno e credibilidade ao oferecer informações.

Ficar de fora não é mais uma alternativa inteligente por parte das empresas.

A publicidade móvel fornece informações personalizadas para o consumidor baseadas em tempo, localização e interesses. O conteúdo é definido pelas marcas/empresas de acordo com os dados dos consumidores, beneficiando a todos.

Nesse cenário, em que a comunicação segmentada (ou de nicho) se solidifica, é importante saber com exatidão quem é o consumidor que se pretende atingir. Quanto mais marcas/empresas conhecerem os hábitos e costumes do seu público alvo, maior a probabilidade de uma campanha atingir os resultados desejados.

Mesmo com a popularidade das ações que envolvem o envio de SMS, os profissionais de marketing digital apostam no crescimento de outras formas de interação. O aplicativo é uma delas; buscas patrocinadas ou de oferecimento de serviços também ganham espaço no mercado de mobile marketing.

Com isso, as agências podem melhorar o posicionamento das marcas no mercado e ampliar as possibilidades de fidelização do cliente tendo em mente a necessidade de oferecer conteúdo relevante e significativo para o consumidor.

O mercado de mobile marketing não envolve apenas os profissionais de comunicação de marketing, mas também as empresas de telefonia e de tecnologia da informação, responsáveis pela transmissão de dados e pela adequação dos conteúdos para cada tipo de aparelho.

Dessa forma, é possível perceber que diferentes áreas da comunicação trabalham em prol do desenvolvimento desse segmento. Fato evidenciado, porém, fixando-se somente na famosa métrica-chave chamada “reach”. Na minha humilde opinião, um método egoísta, que só mostra a exposição de sua marca sem lhe dizer muito mais, deixando de lado as estratégias das interações (SMS, torpedos de voz, Bluetooth, apps, geolocalização e outros) bem como as diversas métricas existentes: impressões, audiências, CTR, DTR, CPC, CPD, CPA, ROI, ARPU e COCA.

Mas, bem, para falar mais sobre eficiência em mobile marketing, devemos primeiramente observar o que está acontecendo mais de perto e em tempo real, abrir para as diversas possibilidades e mudar a rota para atingir o público de forma eficaz. Para isso, basta deixar os velhos costumes de lado.

(*) Patricia Almeida é country manager da Gravity4
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também