Assinar

Hacks para criar conteúdo para Instagram Stories

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Hacks para criar conteúdo para Instagram Stories

Buscar
INSTAGRAM STORIES
Publicidade

How To

Hacks para criar conteúdo para Instagram Stories

A escassez é o gatilho mental que motiva ação por impulso. É um poderoso aliado das promoções, mas também é um fator psicológico do fenômeno FOMO – Fear of Missing Out ou Medo de Ficar por Fora.


18 de julho de 2017 - 9h14

Por Rafael Kiso (*)

Muitas marcas têm se perguntado: Por que fazer um conteúdo efêmero no qual será consumido por tão pouco tempo, com prazo de validade definida desde o início?

A resposta pode estar em uma das técnicas de persuasão mais antigas do mundo, mas que cai com uma luva em um presente onde a briga pela audiência é cada vez mais frenética: a escassez.

A escassez é o gatilho mental que motiva ação por impulso. É um poderoso aliado das promoções, mas também é um fator psicológico do fenômeno FOMO – Fear of Missing Out ou Medo de Ficar por Fora. Esse medo nos leva ao tique de checar a todo instante se temos alguma mensagem, notícia da rede, foto nova no Instagram, por exemplo.

Historicamente a tecnologia tem tornado tudo cada vez mais rápido e acessível. A mesma velocidade do crescimento da banda larga é a velocidade com que o fenômeno cresce. Quanto mais acesso à informação temos, mais informações são produzidas e a sociedade fica cada vez mais imediatista.

Na mesma batida, o advento da banda larga deu recursos cada vez mais poderosos para a autopromoção. Processo de produção de moeda social que se retroalimenta, ou seja, quanto mais você sentir necessidade de provar que está “vivendo a vida”, mais frustração causará nas outras pessoas da sua rede. Então, eles farão o mesmo. Começou com texto, depois fotos e agora vídeos. Ou seja, quanto mais banda, mais recursos as pessoas utilizam para aumentar seu capital social.

Entendendo a escassez e o fenômeno FOMO, as marcas devem pensar no Instagram Stories ou Snapchat como um canal de mega oportunidades e exclusividades. Promoções relâmpago, segredos da marca, pistas de um novo lançamento, lives com sorteios (faça um vídeo teaser para avisar que fará o sorteio), são exemplos. Ao fazer isso de forma recorrente, a escassez atuará no psicológico das pessoas e fará com que elas tenham a necessidade de checar sempre o conteúdo da marca. Além disso, ao ter contato com essas oportunidades e exclusividades que somem em 24 horas, a percepção de moeda social que a fará parecer privilegiada na rede será enorme.

É claro que a criatividade e qualidade do conteúdo manda em qualquer canal, mas há como pensar de forma estratégico para manter a consistência.

Hoje o Instagram Stories é mais popular que o Snapchat, com mais de 200 milhões de usuários o usando todos os dias. Para competir com o Snapchat, o Instagram tem lançado frequentemente features novas como Selfie Stickers, modo “hands free”, paleta de cores avançadas, entre outros. Mas, como no Snapchat, muitas dessas features estão escondidas e são pouco usadas pelos usuários. Além da estratégia da escassez e moeda social, as dicas para Instagram Stories a seguir podem tornar o conteúdo mais criativo, artístico e divertido.

 

  1. Como criar um fundo colorido

 

Essa dica é muito útil quando você quiser compartilhar algum desenho ou texto sem a necessidade de colocar uma foto ou vídeo

 

Como fazer:

 

  • Aperte o ícone de caneta e selecione uma cor
  • Aperte e segure o centro da tela por 3 segundos até que a tela seja totalmente preenchida com a cor sólida

 

2.Como criar uma Selfie Sticker

 

O Instagram tem lançado novos stickers frequentemente, mas um dos últimos e bem divertido é o chamado “selfie-sticker”. Essa feature permite que você faça uma mini selfie e a transforme em um sticker que pode ser salvo e usado sempre.

 

Como fazer:

 

  • Aperte o botão de sticker no topo da tela e selecione a opção de câmera na segunda linha de adesivos.
  • Tire uma selfie!
  • Uma vez pronto, você pode usar sua selfie-sticker onde quiser na tela.

 

3. Como dar zoom in e out em um vídeo sem tirar o dedo da tela

 

Se você quiser dar um destaque em uma área no vídeo, você pode dar zoom in e out com o mesmo dedo que aperta para filmar, sem tirá-lo da tela.

 

Como fazer:

 

  • Arraste para esquerda para abrir a câmera do Instagram Stories
  • Aperte e segure o botão de captação com um dedo e comece a gravar
  • Arraste levemente o mesmo dedo para cima ou para baixo para dar zoom in ou out

 

4. Como mencionar outras contas

 

Uma das grandes vantagens sobre o Snapchat é que você pode marcar outras contas em sua história. É um bom recurso para mencionar outra marca ou influenciador em um takeover, por exemplo (quando um influenciador assume a conta do Instagram de uma marca por um determinado tempo ou evento).

 

Como fazer:

 

  • Aperte o ícone de texto no canto direito
  • Digite o símbolo @ seguido do nome de usuário da conta que você quer mencionar
  • Selecione a conta que quer mencionar no menu pop-up. É importante observar que você pode mencionar até 10 contas em cada Instagram Stories. Sempre que alguém é mencionado, ele recebe uma notificação assim como um preview da história no Direct Message.

 

5. Como postar histórias mais antigas que 24 horas

 

Todo mundo quer fazer uma boa história, mas como fazer algo editado, preparado com antecedência ou postar algo mais antigo no Instagram Stories? Uma das melhores maneiras de se fazer isso é usando a plataforma mLabs, no qual permite você agendar e publicar seu conteúdo sem a restrição das 24 horas. Permitindo fazer essa operação via computador desktop.

 

Como fazer:

 

  • Acesse mlabs.com.br
  • Cadastre-se e faça o setup da sua conta do Instagram
  • Clique em “Agendamento” no menu superior
  • Clique em “Agendar post” no botão vermelho da tela
  • Escolha o canal Instagram e logo em seguida cheque a opção Instagram Stories logo abaixo da caixa do texto do post
  • Clique no botão “Fotos / vídeos” para fazer upload do seu arquivo
  • Defina a data e hora da publicação e salve!

 

O conjunto de dicas aqui é a essência para se obter melhores resultados nesses canais efêmeros, sem cair na armadilha de fazer um conteúdo parecido com o feed do Instagram, Facebook ou mesmo Twitter. Boas histórias!

 

 

 

(*) Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital

Publicidade

Compartilhe

Veja também