How To
Inteligência Artificial para todos os perfis
De modelos simples aos mais complexos, a tecnologia busca integrar o que há de melhor na relação homem-máquina
Inteligência Artificial para todos os perfis
BuscarInteligência Artificial para todos os perfis
BuscarDe modelos simples aos mais complexos, a tecnologia busca integrar o que há de melhor na relação homem-máquina
ProXXIma
25 de novembro de 2019 - 7h57
Por Alexandre Winetzki (*)
Como já dizia Stephen Hawking, “todos os aspectos das nossas vidas serão transformados pela Inteligência Artificial”. E essa mudança pode ser para um cenário muito melhor, em que os funcionários passam a se dedicar a questões estratégicas, enquanto os robôs realizam tarefas simples, desde que devidamente treinados.
Quem acha que a tecnologia é exclusiva para grandes corporações pode se surpreender. Hoje existem vários formatos de utilização de IA, da simples automatização do atendimento a processos mais complexos, muitas vezes associados ao Machine Learning.
Se uma empresa quer iniciar o processo de transformação digital com um modelo simples, nossa dica é começar com a IA associada ao FAQ, conjunto de perguntas e respostas referentes a produtos e serviços de uma empresa. Sem a necessidade de integração com outros sistemas, o modelo processa requerimentos, seja por texto ou voz, elucidando rapidamente uma dúvida. Um exemplo simples: caso você compre um roteador para sua casa e tenha alguma dificuldade durante a instalação, é possível que compreenda todo o processo em questão de segundos se o fabricante utilizar a Inteligência Artificial no FAQ.
Para que os chatbots sejam bem treinados, as empresas responsáveis pela implementação devem considerar conceitos de Knowledge Management, como as áreas de conhecimento tácito e explícito. O primeiro é tudo que não está documentado formalmente, enquanto o segundo contempla justamente o que está documentado. O grande desafio – e o mais importante – é transformar o que é tácito em explícito, ou seja, transferir para os robôs o conhecimento das pessoas ou das organizações, de forma que os chatbots possam compreender enunciados, sejam eles por voz ou texto, e fornecer respostas adequadas.
O monitoramento aos robôs deve ser constante para atualizar informações, incorporar novos conteúdos, inserir questões que até então não tinham sido abordadas. Lembre-se: o bom funcionamento de um chatbot está diretamente relacionado ao treinamento humano que ele recebe.
Outra vantagem de associar IA ao FAQ é a possibilidade de enriquecer o conteúdo com vários elementos multimídia, tais como fotos, vídeos, gráficos etc. É como se o usuário estivesse realmente vendo o produto, o que torna todo o processo mais intuitivo. Como não precisa de integração com nenhum sistema, o FAQ é o primeiro conjunto de informações que se coloca em produção quando se define pela implementação de inteligência cognitiva. Isso significa que pode ser implementado em poucas semanas.
Segundo especialistas, o centro de suporte (Knowledge Centered Support) deve considerar alguns aspectos para que a solução atue de maneira efetiva: a evolução do conteúdo com base em demanda e uso, o desenvolvimento da base de conhecimento resultante da experiência coletiva e de colaboração, bem como o reconhecimento pela aprendizagem, colaboração, compartilhamento e aperfeiçoamento. Ou seja, o robô também precisa se atualizar e somos os principais responsáveis por mantê-lo “bem informado”.
Para empresas que não têm o FAQ organizado, existem ofertas no mercado, como as da Stefanini, que reúnem todas as informações para estruturá-las e disponibilizá-las, antes de mesmo de implementar o chatbot. O processo conta com uma interface intuitiva e simples para que as organizações possam avançar em sua jornada de relacionamento com o cliente, garantindo um atendimento que realmente faça a diferença e estimule o engajamento dos usuários.
Uma vez implementada, a IA estará em constante evolução. O ideal é que suas características sejam extremamente convincentes a ponto de não saber distinguir se a resposta vem de uma máquina ou de um humano. Com a coleta de dados propiciada pelo FAQ, as empresas podem conhecer melhor o cliente e disponibilizar conteúdos personalizados. Assim caminha o desenvolvimento da Inteligência Artificial para mostrar que homem e máquina têm muito a fazer, juntos.
*Alexandre Winetzki é diretor de P&D da Stefanini
Veja também
O que é e como funciona o advergaming
Até o final de 2030, os jogos para dispositivos mobile devem atingir um valor aproximado de US$ 272 bilhões, já tendo atingido US$ 98 bilhões em 2020
Publicidade digital chega a R$ 23,7 bi e segue em expansão
Anunciantes que investem em canais digitais cresceram 57%, mas setor ainda está em desenvolvimento, segundo especialistas