15 de dezembro de 2017 - 15h01
Por Monica Herrero (*)
O mundo atual, cada vez mais conectado e transformador, exige das pessoas uma resiliência maior, abertura para novas ideias, vontade de aprender e fazer diferente. Se antes havia a crença de que talento e sorte eram imprescindíveis para que uma pessoa se destacasse em relação a outra, o que observamos é que uma atitude mental progressiva pode ser uma grande aliada para o sucesso.
No livro Mindset, Carol Dweck, pioneira no estudo sobre o desenvolvimento pessoal e a personalidade, explica que o mindset de crescimento se baseia na crença de que a pessoa é capaz de cultivar suas qualidades primordiais por meio do esforço. Embora as pessoas possam diferir umas das outras, cada um de nós é capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço e da experiência.
Quem adota o mindset de crescimento cria uma paixão pelo aprendizado e pela busca de desenvolvimento. Mais do que tecnologia, a transformação digital que vivemos necessita de uma mudança cultural, que pense e implemente novas maneiras de realizar as coisas.
Por isso, reunimos alguns modelos comportamentais almejados pelas organizações que querem investir na mudança de mindset:
— Enxergar o feedback como uma oportunidade de desenvolvimento;
— Reconhecer que o esforço é a matéria prima para o resultado. Portanto, esse novo mundo digital necessita de pessoas que corram atrás de suas metas;
— Persistência mesmo diante de grandes desafios. O mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) traz uma série de obstáculos. Se desistir no primeiro, você não consegue promover a transformação;
— Vontade de aprender e ter a humildade de aceitar que você não é um ser acabado, mas em desenvolvimento;
— Capacidade de arriscar. O executivo que tem o mindset de crescimento para a transformação digital aceita os riscos. Em caso de erro, ele erra rápido, aprende rápido e muda na mesma velocidade. Não precisa ser eficiente 100% do tempo;
— Perfil mais colaborativo: o novo mundo pede parceria. Trabalhar junto é uma atitude-chave para o sucesso no mundo digital. Nessa nova era, as pessoas precisam mais de um DNA colaborativo do que competitivo.
— Quem tem o mindset de crescimento não inveja o sucesso do outro, mas comemora com a vitória coletiva. Eu não preciso fazer tudo sozinho. O outro pode fazer, ser bem-sucedido e eu ficar feliz em ajudar.
Se você se identificou com alguns desses pontos, provavelmente já “virou” a chave para o mindset de crescimento. Neste momento, o mais importante é engajar a sua equipe para que ela também se sinta como protagonista desta grande mudança. Para prosperar no mundo VUCA, habilidades como resiliência, flexibilidade, multidisciplinaridade e coragem precisam ser aprimoradas constantemente.
O caminho é criar um ambiente favorável ao compartilhamento de informações e de novos conhecimentos para que os profissionais possam se desenvolver para atuar num ambiente mais dinâmico, criativo, colaborativo e voltado a resultados. Tudo está mudando muito rapidamente e as empresas — e os profissionais — precisam acompanhar essas evoluções. Mude o mindset e embarque nesta jornada rumo ao futuro digital.
(*) Monica Herrero é CEO da Stefanini Brasil