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Mobile já está acontecendo

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Mobile já está acontecendo

Ligia Brito, gerente de mídia da Rae,MP, ressalta que o importante é não deixar escapar mais esse caminho para mostrar sua marca ou serviço


26 de março de 2013 - 3h05

Por Ligia Brito
Gerente de mídia da Rae,MP

Segundo a IDC, a venda de smartphones no Brasil cresceu 78% em 2012, enquanto os celulares simples caiu 25%. Com esses dados e com a facilidade de obter um pacote de dados com as operadoras, mesmo para os planos pré-pagos, percebemos que é irreversível massificação da internet móvel. Temos nossa vida inserida nesse aparelho, senhas, informações pessoais, música, aplicativos diversos, mapas e, só bem no final, lembramos dos nossos contatos para a realização de ligações, ou seja, o celular pode servir também para fazer ligações e recebê-las.

Podemos atribuir esse feito ao barateamento dos aparelhos. Hoje em dia um smartphone custa em média US$ 380,00 no Brasil. Além disso, os modelos de mais de R$ 1.000,00 hoje representam 22% dos smartphones, dois anos atrás, eram 40%.

Em 2013, esses números devem crescer ainda mais. A IDC estima que o Brasil se torne o 5º maior mercado de smartphone do mundo. Fabricantes focam o lançamento de aparelhos mais baratos, como o LG Optimus e os novos da Motorola, por exemplo.

Agora pensando no celular como negócio ou como meio de comunicação, aí sim temos que nos preparar e prestar muita atenção no que está acontecendo em nossa volta. Não estou falando de futuro, estou falando de presente, de hoje.

Em 2013, o Google no mundo terá mais de 50% de suas buscas sendo realizadas através do celular e 20% dos vídeos do YouTube são também vistos pelo celular.

No Brasil, o Google já iniciou um movimento alertando que dentro de seis meses ele abrirá suas buscas para todas as plataformas, incluindo celular e tablets. Hoje, ainda temos como selecionar em qual plataforma queremos que nossas campanhas sejam concentradas, mas logo mais não teremos essa opção.

As marcas que não se prepararem para mostrar aos usuários um site adequado ao formato mobile, vai perder cliente. A navegação via mobile não pode perder para o desktop. O ideal é que as empresas pensem em seu site primeiro no mobile, pois assim terá certeza de uma excelente visualização e navegação fácil.

Para entender melhor os hábitos do consumidor móvel online, a empresa de mídia online HI-Mídia e a M-Sense, especializada em estudos sobre o mercado digital, realizaram uma série de pesquisas sobre o mercado mobile.

A pesquisa aponta que um em cada três usuários de smartphone ou tablet já realizou compras em seus dispositivos móveis. Já 93% dos entrevistados disseram buscar informações e indicações sobre produtos e serviços via dispositivo móvel. Além disso, 87% dos entrevistados já desistiram de uma compra dentro de uma loja física por causa de uma informação buscada via dispositivo móvel.

O celular funciona melhor como meio de consulta, ainda não tem aderência ao m-commerce. Mesmo apresentando uma expansão, os usuários ainda preferem o desktop para a realização das compras online.

O fato é que teremos até o final desse ano mais de 50 milhões de usuários de smartphones no Brasil e as marcas devem entender direitinho como explorar esse público. Medir os resultados e traçar objetivos continua sendo o caminho mais adequado. Temos de entender que o retorno do mobile não é apenas direto. O usuário pode percorrer um caminho antes de chegar à sua loja física ou ao e-commerce. Existem maneiras de traçar e seguir esse usuário para poder mensurar a eficácia do mobile.

O importante é não deixar escapar mais esse caminho para mostrar sua marca ou serviço.

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