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2 de abril de 2018 - 6h27
Por Riza Soares, diretora geral da smartclip no Brasil
Faltando poucos meses para a Copa do Mundo na Rússia, um dos maiores eventos do planeta, já fica nossa expectativa para a tradicional movimentação na indústria da comunicação. A previsão é de que o mercado brasileiro de publicidade cresça 5% em 2018, acima da taxa global de 3,6%, segundo estudo do grupo Dentsu Aegis Network.
Se essa projeção for confirmada, o bolo publicitário do país ultrapassará os R$ 134 bilhões em compra de mídia, registrados em 2017, segundo levantamento da Kantar Ibope Media. O fato é que esse resultado será diretamente influenciado por dois temas principais: Copa do Mundo e Eleições.
No que se refere ao evento esportivo, a nossa publicidade tem sempre boas idéias e cases para engajar o brasileiro às marcas que apostam no acontecimento mundial. A publicidade em vídeo segue sendo uma das principais estratégias utilizadas pelos anunciantes. Isso vai desde a TV (linear e conectada), passando pelos PCs, notebooks e tablets, até à mobilidade dos celulares.
Especificamente o meio TV ainda é um dos preferidos entre os brasileiros para acompanhar Copa do Mundo e Olimpíadas, por exemplo. De acordo com uma pesquisa realizada pela GFK, na segunda quinzena de maio de 2014, às vésperas do mundial no Brasil, a venda de TV no país registrou um crescimento semanal acima de 60% em relação ao ano de 2013.
Um boom de novas TVs, em sua grande maioria Smart TVs, chegaram aos lares brasileiros. E continuam chegando todos os dias. Hoje, mais de 19% dos televisores disponíveis no Brasil são Smart TVs e, quase que a totalidade, 91% desses proprietários já conectaram seus aparelhos à internet pelo menos uma vez. Somente nos últimos 30 dias, mais de 11 milhões de televisões conectadas geraram por volta de 160 milhões de impactos publicitários.
O que isso representa para as marcas? Definitivamente um poder a mais na interação com seus públicos por meio do bem-sucedido vídeo, com formatos que podem extrapolar em muito os tradicionais 30 segundos e storytellings que vão além da abordagem comercial e conquistem de fato o consumidor. Anunciantes como Brasil Kirin, Ford, Itáu, Banco do Brasil e Natura já utilizaram essa estratégia durante períodos esportivos
O mercado de mídia em Smart TV está em franca expansão e utilizar esse formato de publicidade aliado a um evento global é uma estratégia assertiva para gerar buzz e potencializar resultados, causando uma alta receptividade para as marcas. Tudo isso reforça o poder de ampliar o alcance da sua comunicação no meio digital e na tela grande e trabalhar suas estratégias direcionadas a um dos maiores espetáculos do mundo.