Assinar

Pesquisa da Squid sobre influenciadores: trabalho, angústias e o desejo de aceitação

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Pesquisa da Squid sobre influenciadores: trabalho, angústias e o desejo de aceitação

Buscar
influencers 3
Publicidade

How To

Pesquisa da Squid sobre influenciadores: trabalho, angústias e o desejo de aceitação

Sobre uma base de 18 mil influenciadores, cerca de 2400 influenciadores responderam e o que se revela são influenciadores preocupados com seu próprio desempenho e vivendo desafios pessoais e profissionais que nem sempre imaginamos. Leia com exclusividade aqui.

e Carlos Tristan
26 de setembro de 2019 - 7h38

Quem comenta e explica a pesquisa é Carlos Tristan, CMO e cofundador da Squid: “Hoje trabalhamos com mais de 20 mil influenciadores em todo o Brasil. É um número muito grande de pessoas e temos criado esforços em todas as áreas para conhecer cada vez melhor cada um desses influenciadores digitais que fazem parte da nossa rede. Acreditamos na construção de comunidades e no desenvolvimento em conjunto de criadores, clientes, fornecedores e colaboradores. Pesquisas como essa nos dão um panorama da visão dos influenciadores sobre esse mercado e nos possibilitam iniciar diálogos com todos os envolvidos nessa indústria da comunicação, inclusive dentro da nossa própria empresa. Acreditamos na importância da conversa sobre o mercado que queremos construir juntos.” 

Veja com exclusividade aqui, a íntegra dos resultados da pesquisa da Squid.

Sobre o Fim dos likes:

O influenciador se sente confortável com o sumiço dos likes?
Sim – 63,1%
Não – 13,3%
Não sabe definir – 23,7%

O influenciador acredita que o seu engajamento foi afetado com o “sumiço” dos likes?

Não – 43%
Sim, de forma negativa – 26%
Sim, de forma positiva – 15,5%
Não sei definir – 15,5%

Instagram X ansiedade:

• 78% dos entrevistados afirmando que já se sentiram ansiosos.
• 84% quando consideramos apenas os influenciadores entre 18 e 25 anos, mostrando ser uma questão que acaba afetando os mais jovens.
• 88% dos influencers admitem que se sentem ansiosos com a performance daquilo que publicam.
• 93% entre aqueles que têm entre 18 e 25 anos, mostrando mais uma vez que a ansiedade afeta os mais jovens
• Aproximadamente 80% dos influenciadores disse que já de unfollow em algum perfil por não se sentir bem ao ver as fotos do mesmo.
• Esse valor chega a 84% quando consideramos os influenciadores entre 36 e 45 anos

Preconceito nas redes: 

– Praticamente um quarto dos influenciadores digitais (25%) disseram já ter sofrido algum tipo de discriminação no Instagram.
– Este número sobe para 30% quando considerados apenas os perfis que têm mais de 60 mil seguidores, o que indica que mesmo os nomes mais fortes podem se tornar vítimas dos haters.

Qual tipo de discriminação os influenciadores já sofreram no Instagram?

Social – 22%
Body-Shaming/Gordofobia – 21%
Orientação sexual – 18,2%
Racial – 13,2%
Gênero – 7,6%
Outros –  18%

Instagram como rede de apoio:

• 93% dos influenciadores acreditam que o Instagram é uma rede social que permite a construção de uma rede de apoio.
• 82% disseram que o Instagram lhe permitiu criar conexões com outras pessoas que lhe ajudaram a superar algum problema.

COMO TRABALHAM OS INFLUENCIADORES?

– 66,3% não trabalham exclusivamente como influenciadores
– 33,7% trabalham somente como influenciadores
– Dos perfis que tem mais de 100 mil seguidores, 50% afirma que o trabalho de influencer é exclusivo.

Entre os que têm dupla jornada, a maioria, aproximadamente um quarto, vem do mercado de comunicação, reafirmando a aproximação deste com o universo dos influenciadores.

Em qual outra área trabalham:

Comunicação – 25%
Moda e beleza – 8,6%
Saúde – 8%
Modelo/ator – 5,6%
Educação – 4,4%
Direito – 3,7%
Artes – 3,3%
Gastronomia – 3%
Computação – 1,8%
Esportes – 1,1%
Outras – 36,5%

Há quanto tempo se dedicam como influenciadores:

28,6% de 1 a 2 anos
24,6% de 2 a 5 anos
22,2%  1 ano
16,7%  6 meses
8,3%  mais de 5 anos

Quantas campanhas os influenciadores realizaram nos últimos 12 meses:

– 2 a 4 – 31,2%
– 5 a 7 – 20%
– mais de 10 – 15,6%
– nenhuma – 14,3%
– 8 a 10 – 9,6%
– 1 – 9,3%

Quantos perfis os influenciadores gerenciam?

1 conta – 40,8%
2 contas -32,4%
3 contas 15,6%

– 95,6% influenciadores aceitam permutas

Os influenciadores já contrataram fotógrafo?

Sim – 51,8%
Não – 48,2%

Os influenciadores já contrataram assessor de carreira?

Não – 83,6%
Sim – 16,4%

– Para 54,6% dos influenciadores o mais importante é fazer a diferença com seu conteúdo
– Para 29% é ter um conteúdo autêntico

O que mais preocupa o influenciador após a publicação de um conteúdo?

– Para 69,5% é o engajamento total
– Para 17,3% são os likes

Métricas mais importantes para o influenciador:

– 52,8% – engajamento
– 20,2% – alcance
– 13,5% – impressões

Publicidade

Compartilhe

Veja também