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Publicidade: a forma certa de atrair investimentos para novas empresas

A publicidade traz credibilidade e pode ajudar a atrair os potenciais investidores


21 de novembro de 2016 - 17h49

Por Anna Lebedeva*

Nenhuma startup adquire usuários e cresce sem publicidade. Ou, ao menos, isso será muito mais desafiador. A publicidade traz credibilidade e pode ajudar a atrair os potenciais investidores.

Como isso ocorre? Se potenciais clientes veem ou ouvem falar de sua marca em qualquer ambiente online, eles vão confiar em você. O que te trará uma boa aquisição de usuários e tornará mais fácil convencer os investidores que sua ideia vale a pena.

Sem visibilidade online a empresa terá um início muito mais difícil. Aqui vamos mostrar cinco maneiras de chamar a atenção de potenciais investidores por meio da atração de consumidores.

SEO

De acordo com pesquisa da Sales Force Pardot, 72% dos usuários em potencial de sua marca começam a jornada de compra no Google, por isso, sua startup não pode deixar de ter uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO).

Há algumas estratégias de SEO que podem ser muito úteis para uma startup:

• Buscar as estratégias do concorrente, pois, se algo funcionou para seu concorrente, é bem provável que funcione para você também. Há ferramentas de busca orgânica que podem ajudar a descobrir e fazer a engenharia reversa da estratégia dos seus concorrentes;

• Encontrar as palavras-chave que seu público utiliza para buscar o produto ou serviço que sua empresa oferece. Você pode fazer isso com uma ferramenta de busca de palavras-chave. Isso auxiliará a atrair exatamente a audiência específica de seu produto;

• Com a criação de backlinks, haverá uma quantidade e qualidade de links que irão apontar para o seu site, o que dará um impacto diretamente no seu ranqueamento nas ferramentas de busca.

Marketing Pago

O marketing pago pode ser vantajoso e geralmente inclui:

• Compra de anúncios em mídias sociais, como o Facebook e Twitter;
• Fazer campanhas em Google Adwords;
• Colocar banners em sites que o público da marca geralmente visita;
• Promover a marca através de posts patrocinados;
• Fazer campanhas para re-engajar pessoas que tenham visitado o site anteriormente;
• Se engajar em atividades que promovam o crescimento de sua startup, como o marketing de afiliados.

Social Media

Mídias sociais dão a oportunidade de criar e engajar audiência. Mas antes de sair criando contas em todas as redes sociais, é bom levar em conta alguns pontos:

• Foque apenas nas redes que sejam relevantes para o seu negócio, pois será difícil manter todas atualizadas e também porque é bem possível que seu público alvo não esteja em todas elas. Uma forma de descobrir quais redes são importantes para o seu negócio estar presente é usando uma ferramenta de Mídias Sociais para analisar como seus concorrentes utilizam essas mídias.

• Responda a todas as menções do nome de sua marca. Não foque apenas em compartilhar conteúdo, aproveite para verificar quem fala de sua startup. Use ferramentas como a de Brand Monitoring para verificar e responder as citações.

• Teste novas formas de expressar sua marca online. Novos títulos, diferentes horários, formatos de mensagens alternativos e também experimentações visuais, como uso de emojis, por exemplo.

Public Relations (PR)

Essa parece ser uma alternativa antiquada, mas a mídia ainda tem poder de direcionar um bom tráfego ao site de sua startup.

Considere algumas das ideias abaixo:

• Procure blogueiros que atuem na mesma área que sua empresa e tenham interesse em fazer reviews de seus produtos ou serviços;
• Procure por oportunidades de entrevistas, em podcasts e mídia tradicional;
• Construa relações com influenciadores;
• Procure oportunidades para escrever guest posts em mídias de interesse de seu público;
• Crie perfis da startup em sites como o Crunchbase e o Angellist para ter certeza de que investidores vejam que estejam procurando novas ideias te encontrem.

Content

Por fim, conteúdo é a estratégia de marketing mais poderosa atualmente.

O conteúdo possibilita que você divulgue a história de sua empresa. E isso mostrará ao mercado mais sobre ela e assim criará um relacionamento mais bem estruturado com a audiência.

Postar no blog oficial da empresa irá atrair pessoas em vários estágios do processo de compra.

Ao criar conteúdo, sua empresa começará a converter visitantes em leads e, no futuro, torná-los usuários da marca.

Investidores

Um novo negócio precisa de publicidade e visibilidade para atrair usuários e gerar crescimento. Mas também é necessário posicionar a empresa para que apareçam no radar de potenciais investidores, e isso somente será possível com o uso de estratégias sólidas de marketing, como as que mostramos aqui.

(*) Anna Lebedeva é PR Manager de SEMrush

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