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Sabe como Engajar o Homo Mobilis, o Novo Consumidor da Era Digital?

O mobile continua sendo um canal cada vez mais adotado pelos consumidores brasileiros que fazem compras na Internet


26 de abril de 2016 - 12h02

O mobile continua sendo um canal cada vez mais adotado pelos consumidores brasileiros que fazem compras na Internet. E a utilização de múltiplos devices no ciclo de compra segue como um fenômeno crescente, tornando mais e mais desafiante planejar campanhas de mídia on-line capazes de impactar e engajar o consumidor em todos os passos até a decisão de fechar negócio, exigindo dos varejistas buscar soluções de marketing que engajem seus potenciais clientes a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer equipamento.

Estas são algumas das conclusões da pesquisa “Cenário do Mobile Commerce”, realizada no último trimestre de 2015 pela Criteo. O estudo apontou que 19% das transações no e-commerce no Brasil já foram realizadas em smartphones ou tablets no período e que entre os dispositivos móveis os celulares continuam sendo os preferidos, respondendo por 81% do total das compras.

Segundo o levantamento, o cross-channel alcançou 52% das transações feitas no comércio eletrônico brasileiro, sendo que em 19% o consumidor utilizou algum device mobile. Em 52% das compras concluídas em desktops o cliente visitou o site do varejista em pelo menos um outro device antes de finalizar o pedido. Com 54%, os tablets atingiram o maior índice entre os usuários que acessaram outras telas antes de passar o carrinho pelo caixa.

Os números globais do estudo também indicam uma forte tendência no uso de dispositivos móveis no e-commerce, reforçando a importância dos varejistas continuarem investindo para assegurar que todos os seus produtos possam ser vistos e comprados em qualquer tela. A Criteo analisou 1,4 bilhão de transações online e descobriu que 4 em 10 compras foram realizadas utilizando múltiplos devices, sendo que 1/3 foram concluídas em um equipamento mobile.

Além disso, em um terço das compras cross-channel fechadas no desktop os consumidores acessaram as lojas em ao menos um dispositivo mobile. Nas transações concluídas no mobile, 1/3 dos consumidores também navegaram antes no desktop e, vale ressaltar, mais da metade acessaram apenas mobile browsers ou dispositivos móveis.

A pesquisa da Criteo mostra que a proliferação do mobile commerce está aumentando o desejo dos consumidores por experiências mais personalizadas e relevantes. Acessar os consumidores no momento em que estão mais propensos a comprar através de mensagens direcionadas e customizadas em todos os devices se tornou estratégia mandatória na batalha pela atenção da audiência on-line.

Para serem competitivos e entender melhor seus clientes, os varejistas já não têm outra opção senão começar a analisar e entender o perfil de comportamento dos consumidores através de múltiplos dispositivos, browsers e apps, que, de acordo com a pesquisa da Criteo, alcançam índices de conversão maiores que os mobile browsers.

Se quiserem ganhar market share no e-commerce, os anunciantes precisam parar de olhar para cada device individualmente e começar a entender o usuário por trás deles. O comportamento multi-device é o novo normal. Com um smartphone sempre ao alcance dos dedos e pronto para se tornar seu próximo cliente, o homo mobilis é o novo consumidor da era digital. Então, mobilize-se!

Estes são os principais destaques da pesquisa da Criteo:

  • No quarto trimestre de 2015 as transações mobile registraram crescimento de 15% sobre 2014, atingindo globalmente 30% de todas as compras no e-commerce.
  • Aproximadamente 40% das transações ocorreram através de múltiplos devices ou canais no último trimestre de 2015.
  • Entre os dispositivos móveis, os tablets alcançaram vendas com ticket médio maior que os smartphones. Os equipamentos com sistema operacional iOS alcançaram tickets maiores que a média.
  • 37% dos consumidores que fizeram compras em desktops navegaram no mesmo site do varejista pelo menos uma vez em outro device antes de fechar o pedido.
  • Os consumidores que acessaram múltiplos devices e concluíram a transação em um tablet são os mais propensos a utilizar diversos equipamentos no ciclo de compra – 43% deles utilizaram outros dispositivos.
  • Dos comerciantes que priorizaram a experiência mobile, os apps representam 54% das transações mobile na indústria varejista e 58% na indústria de viagens.
  • Os varejistas que disponibilizam apps para compras alcançaram 286% mais visualizações de produtos do que os que oferecem apenas sites mobile, alcançando um índice 90% maior de pedidos.
  • As taxas de conversão nos apps foi 120% maior que nos mobile browsers.
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