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Por que o Facebook quer ouvir o que você está assistindo

Empresa de Zuckerberg trabalhou durante um ano no desenvolvimento de um novo sistema capaz de identificar suas músicas, programas, filmes e shows


23 de maio de 2014 - 11h14

O Facebook acaba de desenvolver um novo sistema de amostra de áudio capaz de identificar, através do som, o programa de TV ao qual você está assistindo ou a música que vocês está ouvindo, e automaticamente mencioná-los na sua atualização de status. Com o objetivo de facilitar ao máximo a relação entre a rede social e a cultura pop, a empresa dedicou-se à ferramenta durante um ano.

Atualmente, é possível adicionar tags que indicam o que você está fazendo a partir de um menu com sugestões de possíveis programas, músicas e outros tipos de mídia. Mas, todo esse trabalho de procurar, encontrar e selecionar o que você realmente deseja pode ser o bastante para fazê-lo desistir de postar.

O novo recurso pode não ser 100% confiável, mas a empresa afirma que o sistema é muito mais eficiente do que o anterior, que sugeria opções comuns ao público em geral, mas não necessariamente o que um usuário específico procurava naquele momento. A ferramenta atual, por outro lado, adivinha o que você está ouvindo com base no som. Caso a sugestão esteja incorreta, ainda é possível adicionar a tag da forma convencional.

O Facebook ainda afirma que a precisão é tão alta que o sistema é capaz de oferecer sugestões antes mesmo de você selecionar o tipo de mídia que está procurando. Também será possível adicionar maiores detalhes sobre suas atividades. Informações sobre qual temporada e episódio você está assistindo, por exemplo, serão incluídas automaticamente no status. Com relação à música, a plataforma poderá mostrar a faixa específica e o álbum em reprodução,  além de acrescentar um clipe de 30 segundos.

Executivos da plataforma enxergam uma grande oportunidade de negócios na intersecção entre TV, música e a audiência do Facebook. Por enquanto, a televisão ainda lidera as taxas premium dos anunciantes. A solução, então, foi transformar a rede social de Zuckerberg em um local de encontro desse público.

Conversas sobre programas de TV na rede social incentivam as pessoas a continuar ou começar a assistir um programa, série, filme ou show. Ou seja, o Facebook pode aumentar o número de telespectadores e, consequentemente, de anunciantes, ao mesmo tempo em que compete para trazer essas marcas para a plataforma. A televisão, por sua vez, também pode ser um benefício, visto que os internautas buscam cada vez mais restaurar experiências em comunidade uma vez que o hábito de assistir TV em família perdeu espaço para o espectador individual.

Com informações do Wired 

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