Assinar

Marca, continue enfrentando a pandemia comigo

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Marca, continue enfrentando a pandemia comigo

Buscar
Publicidade

Opinião

Marca, continue enfrentando a pandemia comigo

Para que o sol nasça por aqui, temos muito a fazer e precisamos começar pela promoção da cura do país, vencendo a crise sanitária


12 de maio de 2021 - 6h00

(Crédito: Royalty Free Stocksy)

Campanhas com tom otimista, incentivando a vacinação e convidando as pessoas a imaginarem um futuro diferente começam a sair do papel nos países onde a imunização está avançada. Elas anunciam o amanhecer após uma longa noite pandêmica, da qual o Brasil ainda não saiu.

É como se houvesse uma festa para a qual não fomos convidados. E festas, de fato, estão sendo planejadas nesse momento. Empresas e instituições por trás de eventos voltam a trabalhar. Marcas de eventos voltam a anunciar. A indústria, enfim, volta a se mover.

Para que o sol nasça por aqui, temos muito a fazer e precisamos começar pela promoção da cura do país, vencendo a crise sanitária. Nunca é demais repetir que é nosso papel social conscientizar consumidores sobre a importância dos cuidados de higiene e da vacinação, manter ambientes saudáveis de trabalho, privilegiando o isolamento social sempre que possível e desenvolvendo iniciativas de apoio social aos que estão sendo mais afetados.

Temos que reduzir imediatamente os indicadores de óbitos e novos casos da doença. E vidas são salvas, literalmente, a cada vez que uma campanha lembra a sociedade da gravidade da Covid-19; e que educamos pelo exemplo ao mantermos políticas de home office e ao direcionarmos recursos para iniciativas sociais que atenuem os efeitos devastadores da pandemia, enquanto nos adequamos para apoiar a geração de emprego e renda.

Torna-se fundamental se ajustar a esse momento sem ignorá-lo, como vemos com Natura, Magalu e na parceria necessária entre @Globoplay, @tvglobo, @g1, @GloboNews, @JornalOGlobo, @jornalextra, @Estadao, @folha e @UOL.

 

Depois, poderemos finalmente nos ocupar daquela tal festa que ainda não estamos participando. Observar o comportamento das marcas que já estão celebrando em outros mercados pode ser de grande valia no futuro próximo, como o Google com a recente “Get back to what you love”.

Enquanto não vivenciamos as horas que antecedem o amanhecer de um período fértil, cheio de mistérios e possibilidades criativas, tenhamos ciência que vamos sair da pandemia como entramos: em ritmos e situações diferentes, a partir de perspectivas e vivências desiguais. As marcas que tiverem a leitura social e cultural certeira, compreendendo que existem vários Brasis dentro do Brasil e cada um deles está enfrentando a pandemia de uma forma, saberão adaptar suas respectivas estratégias de comunicação e negócio para tomarem decisões apoiadas em entendimentos mais amplos e realistas de mundo e para entrarem nas conversas das pessoas no tom e tempo adequados.

Trabalhar com marcas irá exigir cada vez mais um olhar social apurado. As empresas e marcas que entenderem que negócios sustentáveis que causam impacto positivo geram valor e que, quando a nação avança, nós avançamos, sairão na frente. Neste momento, o principal objetivo de todos é a busca da cura e a tentativa de mitigar os efeitos da pandemia. Vamos, juntos, nessa?

*Thalita Duarte é estrategista de marcas do Twitter Next no Brasil 

Publicidade

Compartilhe

Veja também