Opinião
Marca, continue enfrentando a pandemia comigo
Para que o sol nasça por aqui, temos muito a fazer e precisamos começar pela promoção da cura do país, vencendo a crise sanitária
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12 de maio de 2021 - 6h00
Campanhas com tom otimista, incentivando a vacinação e convidando as pessoas a imaginarem um futuro diferente começam a sair do papel nos países onde a imunização está avançada. Elas anunciam o amanhecer após uma longa noite pandêmica, da qual o Brasil ainda não saiu.
brasileiro vendo os outros países abandonarem as máscaras pic.twitter.com/3pxPeErPU7
— Preta 🙂 (@pretademaiss) April 19, 2021
É como se houvesse uma festa para a qual não fomos convidados. E festas, de fato, estão sendo planejadas nesse momento. Empresas e instituições por trás de eventos voltam a trabalhar. Marcas de eventos voltam a anunciar. A indústria, enfim, volta a se mover.
Para que o sol nasça por aqui, temos muito a fazer e precisamos começar pela promoção da cura do país, vencendo a crise sanitária. Nunca é demais repetir que é nosso papel social conscientizar consumidores sobre a importância dos cuidados de higiene e da vacinação, manter ambientes saudáveis de trabalho, privilegiando o isolamento social sempre que possível e desenvolvendo iniciativas de apoio social aos que estão sendo mais afetados.
Temos que reduzir imediatamente os indicadores de óbitos e novos casos da doença. E vidas são salvas, literalmente, a cada vez que uma campanha lembra a sociedade da gravidade da Covid-19; e que educamos pelo exemplo ao mantermos políticas de home office e ao direcionarmos recursos para iniciativas sociais que atenuem os efeitos devastadores da pandemia, enquanto nos adequamos para apoiar a geração de emprego e renda.
Torna-se fundamental se ajustar a esse momento sem ignorá-lo, como vemos com Natura, Magalu e na parceria necessária entre @Globoplay, @tvglobo, @g1, @GloboNews, @JornalOGlobo, @jornalextra, @Estadao, @folha e @UOL.
O ano mudou, mas minha rotina de cuidados segue a mesma:
– Aproveito o solzinho que entra em casa🌞💛
– Incentivo vocês a usarem máscara e álcool em gel😷
– Capricho na hora de lavar as mãos 🧼✨
– Tiro um tempo só pra mim. Eu amo meditar!🧘🏾E você, como tá se cuidando? pic.twitter.com/o4phFo3qgo
— Nat Natura (@naturabroficial) March 11, 2021
Ai gente… #SaudadesDe2019Pq eu ficava em casa porque queria 😜😜😜Mas olha só, vamos continuar em casa, hein! Daqui a pouco tudo isso vai passar 🙏 pic.twitter.com/4Xa7l4hAg7
— Lu do Magalu 💙 (@magalu) April 5, 2021
É hora de dizer #VacinaSim! A vacina ajuda a salvar vidas, mas depois dela ainda é importante manter todos os cuidados, hein?! Queremos você bem! Uma campanha @Globoplay, @tvglobo, @g1, @GloboNews, @JornalOGlobo, @jornalextra, @Estadao, @folha e @UOL. ❤ pic.twitter.com/ovcuxtfrY4
— globoplay (@globoplay) April 20, 2021
Depois, poderemos finalmente nos ocupar daquela tal festa que ainda não estamos participando. Observar o comportamento das marcas que já estão celebrando em outros mercados pode ser de grande valia no futuro próximo, como o Google com a recente “Get back to what you love”.
Enquanto não vivenciamos as horas que antecedem o amanhecer de um período fértil, cheio de mistérios e possibilidades criativas, tenhamos ciência que vamos sair da pandemia como entramos: em ritmos e situações diferentes, a partir de perspectivas e vivências desiguais. As marcas que tiverem a leitura social e cultural certeira, compreendendo que existem vários Brasis dentro do Brasil e cada um deles está enfrentando a pandemia de uma forma, saberão adaptar suas respectivas estratégias de comunicação e negócio para tomarem decisões apoiadas em entendimentos mais amplos e realistas de mundo e para entrarem nas conversas das pessoas no tom e tempo adequados.
Trabalhar com marcas irá exigir cada vez mais um olhar social apurado. As empresas e marcas que entenderem que negócios sustentáveis que causam impacto positivo geram valor e que, quando a nação avança, nós avançamos, sairão na frente. Neste momento, o principal objetivo de todos é a busca da cura e a tentativa de mitigar os efeitos da pandemia. Vamos, juntos, nessa?
*Thalita Duarte é estrategista de marcas do Twitter Next no Brasil
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