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Por InEvent
Um novo modelo de negócio para acelerar a adoção da tecnologia mobile em eventos
Aplicativos para eventos, a nova fronteira do marketing
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Aplicativos para eventos, a nova fronteira do marketing
13 de julho de 2016 - 15h35
Com ou sem crise, não resta dúvida que o setor de eventos é importante para a economia do país – e importante para a sua empresa também. Trata-se de um mercado estimado em mais de R$ 209 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc). Para se manter competitivo diante do cenário atual e acompanhar as mudanças de comportamento trazidas pelos dispositivos móveis, o setor vem acelerando a adoção da tecnologia mobile em eventos, que já se tornaram corriqueiras em mercados mais desenvolvidos, com os aplicativos de celular white label.
A pesquisa, divulgada em 2013, mostrou que no país são realizados pelo menos 590 mil eventos anualmente, gerando 7,5 milhões de empregos. Na época, o setor crescia 14% ao ano e tinha elevado sua participação no PIB nacional de 3,1% para 4,32%. E, o que é ainda mais relevante para o mercado, somente naquele ano foram 202 milhões de participantes em todos os tipos de eventos pesquisados, que se tornam mais uma fonte de renda para as empresas que sabem da importância de desenvolver sua marca e relacionamento com seus clientes e prospects.
O que não impressionou foi o investimento em mobile na área de comunicação e marketing das empresas de eventos. Limitado a 7,9%, ficou no final da fila das opções disponíveis, atrás de todas as demais opções, como os meios de comunicação impressos, internet e outdoors. É uma realidade que vem se alterando rapidamente ao longo dos últimos anos, em que a recessão abateu a economia, mas o investimento em mobile só tem aumentado em diversos mercados – o que também ocorre com os aplicativos para eventos.
O presente é mobile
De acordo com dados recentes, o investimento em publicidade mobile vem crescendo em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. Estima-se que este ano ele irá alcançar 6% do total de investimentos em mídia digital, contra 3,2% no ano passado. Para 2020, a estimativa é a de que 18,1% de todo o investimento em publicidade digital será voltada para o mobile.
O IBM Institute for Business Value, no estudo Redefining Markets – The CMO Perspective, que entrevistou mais de 5 mil responsáveis pelas áreas de marketing de grandes empresas, destacou que são três os maiores desafios tecnológicos que precisam ser levados em conta:
• Computação em nuvem
• Soluções mobile
• Internet das coisas
Os executivos de marketing que estão mais avançados nesse processo (chamados pela empresa de Torchbearers, “Portadores da Tocha”) destacam que é preciso redefinir estratégias para aperfeiçoar a experiência do consumidor com suas empresas.
No caso do mobile, isso já é uma necessidade, uma vez que todos os estudos e pesquisas revelam a prevalência do uso de aplicativos, principalmente pelos mais jovens. De acordo com a pesquisa divulgada esse ano pela Comscore, os millenials lideram o uso de dispositivos móveis e 88% do seu tempo é gasto em aplicativos.
Na média de minutos dedicados ao mobile mensalmente, que lidera são os usuários na faixas de idade que vão de 15 a 34 anos. Ou seja, o mundo já é mobile e vai se tornar cada vez mais, seja qual for o cenário econômico.
A tecnologia mobile agora é possível em todos os eventos
Os apps white label são, sem dúvida, a tecnologia mobile para eventos mais disseminada no setor nos mercados mais desenvolvidos. Pesquisas feitas nos EUA apontam que eles já estão presentes em mais de 80% dos eventos e a tendência de adoção só tende a aumentar. No Brasil, entretanto, esse número é bem menos expressivo – a julgar pelo estudo da Abeoc, o investimento em mobile não alcança os 10%, o que incluíria o uso de aplicativos.
No entanto, para quem usa pela primeira vez a ferramenta – principalmente os eventos voltados para o público que utiliza os dispositivos móveis em sua rotina diária -, as vantagens tornam-se evidentes, conforme se pode constatar nos cases da InEvent. Redução de custos com impressões e convites, gestão agilizada em tempo real dos eventos, facilidade de interação e networking para os participantes, atualizações e analytics em tempo real… São muitas vantagens para serem ignoradas.
Porém, nem todos os organizadores dispõem da cultura empresarial e/ou do orçamento para adotarem os aplicativos de celular para eventos. Por isso, a InEvent lançou um novo modelo de negócios, pioneiro no setor, com a inclusão do plano Gratuito em seu portfólio. É a primeira vez que uma empresa de aplicativos para evento oferece o modelo Freemium, já aplicado com sucesso em outros setores, como é o caso do LinkedIn (adquirido pela Microsoft essa semana por US$ 26 bilhões), WordPress ou Skype.
Nosso objetivo é democratizar a tecnologia mobile para as empresas e eventos, torná-la acessível a um público mais vasto, que poderá experimentar por si só os seus benefícios. Com mais opções para aquisição de um aplicativo customizado, esperamos dar um passo decisivo para a inovação e a busca de melhores soluções para trazer uma experiência mais rica e significativa para os participantes e um melhor retorno para os organizadores.
O app do plano Gratuito tem 12 funcionalidades e é criado pelo próprio organizador do evento numa plataforma super prática e intuitiva. Depois, também há a versão Master com 27 features por R$1.499/mês (por app) e o plano Enterprise com mais de 50 funcionalidades, projeto e orçamento customizados. Em todos os planos, apps nativos para Android e IOS.
Fica agora o convite: crie aqui um aplicativo para o seu próximo evento, experimente as vantagens que a tecnologia mobile traz e conte pra gente como foi a experiência.
Pedro Góes, CEO e co-fundador da InEvent
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