Relatórios não são só números: esteja atento às tendências que eles apontam
É a partir dos dados que você pode construir um raciocínio para sua estratégia de 2024
Relatórios não são só números: esteja atento às tendências que eles apontam
BuscarÉ a partir dos dados que você pode construir um raciocínio para sua estratégia de 2024
17 de novembro de 2023 - 6h00
Tem ideia de que a publicidade digital já movimentou mais de R$ 16 bilhões no Brasil só até o meio deste ano? Ainda temos que esperar o fechamento de 2023 para sabermos os números totais, mas já dá para ter um gostinho do que vimos acontecer no mercado ao longo dos últimos meses. Fato é que mesmo diante de um crescimento mais conservador, os patamares absolutos atingidos até agora em 2023 são os maiores da série histórica monitorada pelo Digital AdSpend, relatório produzido pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media.
Quando esse relatório surgiu seu objetivo principal era acompanhar o share de investimentos do digital na publicidade brasileira, uma vez que esse meio precisava “se provar” diante dos demais e demonstrar que dava resultado ao receber investimentos consistentes. Hoje, os números mostram que a publicidade digital já se consolidou entre os principais investimentos publicitários do país. Nos setores de vestuário e de eletrônicos, por exemplo, o digital já recebe mais de 75% das verbas de mídia, e segmentos tão diversos como a agropecuária, a indústria e os cuidados com pets já destinam ao menos 60% dos investimentos de mídia em formatos digitais.
Agora, quando a publicidade digital se torna tão inescapável a ponto de alguns dos principais setores da nossa economia dedicarem de 30 a 50% do seu orçamento a canais digitais, como é que um monitoramento como o Digital AdSpend pode auxiliar nos planejamentos?
Exatamente ao apoiar na construção do raciocínio e da estratégia de marcas e empresas que buscam efetividade máxima dos seus investimentos.
E o momento não poderia ser mais propício. Esta é exatamente a época do ano em que as empresas fazem o planejamento do ano seguinte, quando estudam e definem os investimentos que farão nos diferentes formatos de comunicação e marketing disponíveis. E faz tempo que isso não se restringe a estratégias on ou offline! É preciso decidir em que locais digitais e em que proporções os investimentos acontecerão, seja em buscas, em mídias sociais, em formatos de vídeo ou áudio, entre outros.
O que os dados evidenciam, por meio de indícios numéricos, é o movimento que muitos sentem na prática, mas que podem comprovar com informação confiável. É o caso da comparação entre os momentos pré e pós-covid feita no Digital AdSpend 2023, que revela que setores que investiram significativamente no digital conseguiram se consolidar ao fazer bom uso do “boom” do online ao longo do período pandêmico. E agora, mesmo lidando com o mais tímido crescimento dos últimos 4 anos, a publicidade digital segue avançando na casa dos dois dígitos, com alta de 11% na relação com o período anterior.
No final, os dados do Digital AdSpend confirmam o que já sabemos há algum tempo pela nossa vivência no mercado: não haverá retrocesso no que tange à adoção da tecnologia no nosso setor.
A publicidade digital seguirá crescendo. O segredo será reparar como ela acontece, como compõe as estruturas de planejamento de comunicação e marketing das grandes marcas e como irá se desenvolver ao longo dos próximos anos. Nesse sentido, dá para antecipar que será importantíssimo incentivar parceiros de negócios a adotarem novas tecnologias e a buscar melhorias nas suas ofertas e opções digitais.
E é por ser capaz de indicar esses movimentos que o Digital AdSpend segue relevante e continua como um cuidado do IAB Brasil com o nosso mercado. Queremos nos manter atentos não só a quanto se investe na publicidade digital, mas também em como se está investindo, se as regras estão sendo observadas e se as leis que estão sendo aprovadas permitem que o nosso trabalho possa ser feito com primor.
Um bom aproveitamento de um relatório do setor como o Digital AdSpend tem menos a ver com saber que números sobem ou descem, mas sim com o que estes dados apontam sobre a forma como estamos, como setor, trabalhando com a publicidade digital.
O que eu posso garantir é que a publicidade digital continuará mais relevante do que nunca. Espero que seu planejamento leve isso em consideração e, se quiser ver algo diferente em relatórios como esse, fique à vontade para encaminhar sugestões e ideias para comunicacao@iabbrasil.com.br.
Compartilhe
Veja também
10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media
Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce
IA já é aliada do departamento de RH, indica Distrito
Levantamento "AI for HR" indica que mais de 34% das empresas estão em processo de adoção da inteligência artificial