Conexão Austin

Deveria ter tirado mais fotos

Orgulho latino ganha força no mercado global e reacende debate sobre oportunidades e preconceito

Daniel Bottas

CCO e Sócio da 20DASH 15 de março de 2026 - 14h38

Os profissionais latinos sempre foram muito valorizados na área da criatividade. Designers, redatores, diretores de criação e muitos outros profissionais que criaram essa fama principalmente na publicidade.

Muitos desses criativos tiveram oportunidades de trabalhar nos maiores mercados do mundo, desenvolvendo a comunicação dos maiores anunciantes do mundo.

Por outro lado profissionais de outras áreas da comunicação tem uma jornada muito maior para chegar nesse mesmo lugar pois sofrem com o preconceito. Ser Latino nos mercados mais poderosos não é uma tarefa fácil.

No ano passado o Google teve que indenizar funcionários latinos que trabalham nos Estados Unidos pois foi provado que os profissionais latinos não tinham tido as mesmas oportunidades de promoção do que os norte americanos.

Esse movimento da valorização do Latino vem crescendo há alguns anos e hoje tomou uma parte do palco dos principais eventos do nosso mercado, e principalmente depois do Superbowl que, para quem não acompanhou, o artista BadBunny trouxe uma mensagem valorizando a cultura latina e uma enorme crítica ao atual governo americano.

Assisti à palestra da escritora Denise Soler Cox, que fala justamente dos desafios de ser Latino em um mercado americano mas principalmente como quebrar esses códigos onde estamos sempre sendo colocados de lado e muitas vezes por nós mesmos.

Estamos o tempo todo nos julgando menores ou não qualificados para algumas funções, principalmente aquelas que são posições de liderança. Pedimos desculpas por incomodar ou muitas vezes ficamos calados com vergonha do nosso sotaque.

A própria Denise fala que precisamos tomar esse momento Bad Bunny e elevar o orgulho latino. Crescer em uma cultura latina nos traz uma série de talentos que vão muito além da criatividade, a facilidade de se adaptar, a resiliência, a persistência e a forma de celebrar cada conquista são características que fazem total diferença em desempenhar qualquer função.

Recentemente fui convidado a palestrar no evento LeBook, e junto comigo estavam outros profissionais latinos que trouxeram exatamente esse diferencial de profissionais latinos atuando no mercado norte americano e europeu. Para mim existe o desafio de mostrar a qualidade e o potencial do profissional de comunicação latino mas também das empresas latinas. Existe uma barreira para atuar em mercados internacionais, principalmente americano e europeu, principalmente na área da tecnologia. Quando me apresento como um criativo latino premiado muitas portas se abrem, porém quando me apresento como um profissional de tecnologias digitais estou sempre tendo que provar o meu valor.

Denise traz ainda uma camada ainda mais desafiadora que é ser uma mulher latina no mercado de trabalho americano. Não tenho como imaginar mas com certeza acrescenta uma nova barreira para quem quer se aventurar por aqui.

Essa é uma grande oportunidade de aproveitar essa janela onde olhos estão virados para a América Latina e os palcos estão disponíveis para podermos falar e nos orgulharmos de sermos latinos.

Deveria ter Tirado Mais Fotos mas fica essa aqui da maravilhosa Denise Soler Cox.