Creator Economy ganha trilha própria no SXSW
Assim como a Creator Economy cresceu, o evento também progrediu e trouxe debates mais profundos com temas atuais
Assim como a Creator Economy cresceu, o evento também progrediu e trouxe debates mais profundos com temas atuais
19 de março de 2024 - 15h00
E termina mais um SXSW, já deixando uma grande expectativa pela próxima edição. Foram dias intensos, imersos em palestras, debates, discussões e valiosas trocas de informações, mas teve um ponto que particularmente fez toda a diferença em 2024. Pela primeira vez, o evento trouxe uma trilha inteira focada na Creator Economy dentro da sua programação. Tal feito chancela que o mercado do influenciador digital não é um side job, é uma realidade fortíssima e que segue em expansão.
O SXSW sempre serviu como um pólo incentivador da criatividade, colaboração e inspiração em diversas áreas do cinema, tecnologia e música, auxiliou no lançamento das carreiras de vários empreendedores, artistas, cineastas e, principalmente, é o destino certo para profissionais inovadores, especialistas da indústria e entusiastas do mundo todo. Desde o início, eles sempre reconheceram a crescente influência dos criadores e apresentaram painéis para explorar pautas como: conteúdo, envolvimento do público, estratégias de monetização e o impacto das mídias sociais na cultura e na sociedade.
E, assim como a Creator Economy cresceu, o evento também progrediu e acompanhou essa movimentação. As discussões saíram do básico para complexidade maiores, evoluíram juntamente com as novidades tecnológicas, as mudanças no comportamento do consumidor e novos modelos de negócios. Isso reflete a crescente maturidade da indústria, que já enxerga os influenciadores como empreendedores e geradores de grandes negócios.
O fato do tema ganhar tanta visibilidade dentro do evento em 2024 mais uma vez demonstra o caminho certo a seguir. E falando dos insights, muitos foram os assuntos debatidos, tais como: a qualidade do conteúdo, com grandes produções, às vezes até com poucos recursos, mas cada vez mais profissionais. Nichos e comunidades foram muito abordados. Do outro lado, foram debatidas questões como autenticidade de conteúdo, regulamentação, pautas éticas que todo mundo que trabalha nesse universo vai precisar parar para pensar.
O lado humano não ficou de fora, a pauta da saúde mental dos criadores de conteúdo também esteve muito em alta, assim como a busca incessante pela melhor performance e alcance dos algoritmos.
Enfim, as oportunidades para o empreendedorismo digital são infinitas e em escala. Não estamos mais falando de futuro, mas sim do hoje. Estou muito feliz com toda essa mobilização e movimentação positiva dando voz para o mercado dos criadores e já aguardo ansiosamente o evento do próximo ano.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo