Film e TV, juntinhos
Quem diria que um dia um episódio de uma série de TV iria ameaçar a audiência da maior premiação do cinema mundial
Quem diria que um dia um episódio de uma série de TV iria ameaçar a audiência da maior premiação do cinema mundial
11 de março de 2023 - 14h40
A parte de cinema do SXSW, que se chama SXSW Film Festival, mudou de nome este ano, acrescentando “and TV”. Parece um detalhe, mas não é.
Durante a pandemia, os streamings faturaram muito. Milhões de novos assinantes que, presos em casa, assinaram vários streamings e assistiram a tudo o que era possível. Naturalmente, as ações desses streamings subiram. Em 2022, com a pandemia arrefecida e as pessoas podendo sair de casa, o consumo de streaming deveria ter diminuído, mas não foi o caso, especialmente nos Estados Unidos. Mas o fato do número de novos assinantes ter arrefecido bastou para as ações das empresas baixarem de preço. Onda de demissões e cancelamento de alguns shows famosos.
No entanto, inevitavelmente os streamings precisam renovar suas prateleiras com novos produtos.
Em 2023, os investimentos em novos produtos da Disney serão de U$ 33 bilhões, HBO Max de U$ 18 bilhões, Netflix de U$ 17 bilhões e Amazon Prime de U$ 16.6 milhões.
Mais de 66% de todo investimento da Amazon Prime será em mercados fora dos EUA/UK. Na Netflix, esse percentual representa mais de 50%. E movimentos importantes estão acontecendo.
Na Disney, Bob Iger, que treinou um substituto para substituí-lo como CEO e se aposentou, voltou pra Disney para substituir seu pupilo prometendo “gastos agressivos em produção de conteúdo e marketing”. Além disso, talvez a Disney compre o Hulu.
Netflix vai introduzir um plano mais barato com propaganda no meio do conteúdo (e isso é uma boa notícia para a indústria de publicidade), além de restringir o empréstimo da senha para parentes e amigos (convenhamos, este movimento até que demorou bastante para acontecer).
Dentro da grande aquisição que fez surgir a gigante Warner Bros Discovery, uma mudança importante: as plataformas HBO Max e Discovery serão unificadas.
E onde isso nos afeta? Apesar destas empresas não divulgarem oficialmente número de assinantes ou faturamento, sabemos que o Brasil está seguramente entre os 5 maiores mercados de streaming do mundo. Um mercado produção de conteúdo audiovisual cada vez maior e mais maduro. Temos grandes oportunidades pela frente.
Voltando ao SxSW Film and TV Festival, vale lembrar que o mais cotado candidato a Oscar de melhor filme de 2023 é Everything Everywhere All At Once, que foi lançado em primeira mão no SxSW Film Festival de 2022.
Pois, curiosamente, os organizadores do Oscar, que acontece neste domingo, pela primeira vez estão muito preocupados com a audiência do evento. Afinal, justamente no mesmo horário será liberado o último episódio da série The Last of Us da HBM Max, um sucesso de público e crítica.
Quem diria que um dia um episódio de uma série de TV iria ameaçar a audiência da maior premiação do cinema mundial.
A TV estava realmente merecendo figurar junto ao Film.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo