Você tem fome de novidades?
O SXSW é um bom lugar para alimentar a inovação!
O SXSW é um bom lugar para alimentar a inovação!
7 de março de 2023 - 21h46
(crédito: Amy E. Price/GettyImages)
O SXSW é o evento do ano para quem quer temperar sua vida com novas ideias e tendências fresquinhas. E se você tem interesse na indústria de alimentos e bebidas, a edição desse ano está repleta de possibilidades para você se inspirar. Nas mais de sete mil atrações, temos pelo menos trinta diretamente relacionadas ao universo alimentar e cerca de oitenta em assuntos correlatos. Com um cardápio tão variado de opções, como priorizar?
Primeiro, algumas considerações:
1. Não fique só nas palestras sobre comidas e bebidas, abra o apetite para temas análogos e complementares. Se você se limitar apenas às palestras diretamente relacionadas com seu setor, pode acabar com um cardápio monótono e sem graça.
2. Outra dica importante é adotar uma abordagem sistêmica sobre a cadeia agroalimentar. Pensar do cultivo e produção à distribuição e marketing, e buscar soluções para cada etapa.
3. E não se esqueça das lentes transversais sobre comportamento humano, tecnologia, meio ambiente, politica e economia, que valem para todas as indústrias.
Sobre as palestras desse ano, vale ressaltar que a trilha de Alimentos é patrocinada por uma start-up arrojada, que tem chamado atenção com suas “carnes” à base de cogumelos.
Ao analisar cuidadosamente a trilha de alimentos, as palestras que mais me chamaram atenção foram:
1. “É hora de falar sobre comida: a questão de alimentar um mundo faminto”
Começando pela ordem das prioridades, não faz sentido discutir tendências gastronômicas luxuosas enquanto milhões de pessoas em todo o mundo lutam para ter acesso a alimentos básicos. É por isso que é essencial olhar além do prato e explorar a realidade da origem dos alimentos, o que de fato se qualifica como comida, quem está cultivando nossos alimentos, e as possíveis soluções sustentáveis para uma crise global de fome.
2. “Uma mudança iminente no ecossistema plant based”
Painel composto pelo CEO da Meati, o estrelado chef David Chang e o founder da Sweetgreen (fast food de saladas), que promete uma boa discussão sobre as mudanças de comportamento do consumidor, e os paradigmas associados à carne alternativa. Para fechar, terá a degustação do tal do cogulo da Meati.
3. “De Goiás para o mundo: Agrobusiness inteligente para salvar vidas”
Não poderia deixar de mencionar o painel verde e amarelo, sobre como o Brasil vem trabalhando com tecnologia de ponta na agricultura – como inteligência artificial determinando o que precisa de irrigação e fertilização.
4. “SXSW Pitch: Alimentos, Nutrição e Saúde”
Cinco startups competem por uma premiação e apresentam soluções inovadoras que já estão sendo aplicadas. Imagine ter a oportunidade de ver ideias disruptivas em ação e ainda encontrar possíveis parcerias através da inovação aberta?! É uma chance única de estar à frente das tendências e de se inspirar com as ideias mais promissoras do mercado.
É um vento extra dedicado à alimentação, que dura o dia todo! São mais de 50 palestrantes, filmes, degustações. Esse evento é imperdivel para quem é interessado no tema de alimentação.
Por fim, lembre-se de que, assim como uma boa receita, a curadoria ideal requer um toque pessoal e criativo. Aproveite para experimentar coisas novas, misturar sabores e texturas e criar algo verdadeiramente original. Com uma mistura de planejamento e espontanedade você pode deixar seu cardápio de palestras irresistível e surpreendente. Bon appétit!
Compartilhe
Veja também
Hugh Forrest deixa a presidência do SXSW
Diretor de programação é demitido do cargo que ocupou por mais de três décadas, como parte de uma reestruturação de equipe
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV