Você tem fome de novidades?
O SXSW é um bom lugar para alimentar a inovação!
O SXSW é um bom lugar para alimentar a inovação!
7 de março de 2023 - 21h46
O SXSW é o evento do ano para quem quer temperar sua vida com novas ideias e tendências fresquinhas. E se você tem interesse na indústria de alimentos e bebidas, a edição desse ano está repleta de possibilidades para você se inspirar. Nas mais de sete mil atrações, temos pelo menos trinta diretamente relacionadas ao universo alimentar e cerca de oitenta em assuntos correlatos. Com um cardápio tão variado de opções, como priorizar?
Primeiro, algumas considerações:
1. Não fique só nas palestras sobre comidas e bebidas, abra o apetite para temas análogos e complementares. Se você se limitar apenas às palestras diretamente relacionadas com seu setor, pode acabar com um cardápio monótono e sem graça.
2. Outra dica importante é adotar uma abordagem sistêmica sobre a cadeia agroalimentar. Pensar do cultivo e produção à distribuição e marketing, e buscar soluções para cada etapa.
3. E não se esqueça das lentes transversais sobre comportamento humano, tecnologia, meio ambiente, politica e economia, que valem para todas as indústrias.
Sobre as palestras desse ano, vale ressaltar que a trilha de Alimentos é patrocinada por uma start-up arrojada, que tem chamado atenção com suas “carnes” à base de cogumelos.
Ao analisar cuidadosamente a trilha de alimentos, as palestras que mais me chamaram atenção foram:
1. “É hora de falar sobre comida: a questão de alimentar um mundo faminto”
Começando pela ordem das prioridades, não faz sentido discutir tendências gastronômicas luxuosas enquanto milhões de pessoas em todo o mundo lutam para ter acesso a alimentos básicos. É por isso que é essencial olhar além do prato e explorar a realidade da origem dos alimentos, o que de fato se qualifica como comida, quem está cultivando nossos alimentos, e as possíveis soluções sustentáveis para uma crise global de fome.
2. “Uma mudança iminente no ecossistema plant based”
Painel composto pelo CEO da Meati, o estrelado chef David Chang e o founder da Sweetgreen (fast food de saladas), que promete uma boa discussão sobre as mudanças de comportamento do consumidor, e os paradigmas associados à carne alternativa. Para fechar, terá a degustação do tal do cogulo da Meati.
3. “De Goiás para o mundo: Agrobusiness inteligente para salvar vidas”
Não poderia deixar de mencionar o painel verde e amarelo, sobre como o Brasil vem trabalhando com tecnologia de ponta na agricultura – como inteligência artificial determinando o que precisa de irrigação e fertilização.
4. “SXSW Pitch: Alimentos, Nutrição e Saúde”
Cinco startups competem por uma premiação e apresentam soluções inovadoras que já estão sendo aplicadas. Imagine ter a oportunidade de ver ideias disruptivas em ação e ainda encontrar possíveis parcerias através da inovação aberta?! É uma chance única de estar à frente das tendências e de se inspirar com as ideias mais promissoras do mercado.
É um vento extra dedicado à alimentação, que dura o dia todo! São mais de 50 palestrantes, filmes, degustações. Esse evento é imperdivel para quem é interessado no tema de alimentação.
Por fim, lembre-se de que, assim como uma boa receita, a curadoria ideal requer um toque pessoal e criativo. Aproveite para experimentar coisas novas, misturar sabores e texturas e criar algo verdadeiramente original. Com uma mistura de planejamento e espontanedade você pode deixar seu cardápio de palestras irresistível e surpreendente. Bon appétit!
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo