Dia Mundial Sem Tabaco inspira campanhas
Agências e marcas se aliam a Organização Mundial da Saúde na divulgação dos prejuízos causados pelo Tabaco
Agências e marcas se aliam a Organização Mundial da Saúde na divulgação dos prejuízos causados pelo Tabaco
Oficializado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco alerta para as mortes causadas consumo do cigarro. A cada ano, a OMS define um subtema dentro do contexto a ser discutido e, neste ano, o debate é o tabaco como ameaça ao desenvolvimento. Dados da organização apontam que o consumo do tabaco mata mais de sete milhões de pessoas ao ano e causa despesas de até U$ 1,4 trilhão aos lares e governo. Além da própria OMS, o Ministério da Saúde, SBT, Drogaria Onofre e Pfizer lançaram campanhas sobre o assunto.
OMS
A campanha global da OMS teve o intuito de ilustrar que o fumo pode prejudicar a economia e o meio ambiente, além da saúde. Desenvolvida pela nova/sb, a campanha também estará presente em cinco versões de cartazes – representando os traços culturais da população – um filme de 30 segundos para a TV e para a web, folders, infográficos e materiais promocionais.
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde convidou três personagens – dois anônimos e a viúva do comediante Chico Anysio, Malga Di Paula – para dar um depoimento sobre a dor de perder um ente querido em decorrência do vício. O objetivo da campanha criada pela Calia Comunicação é mostrar que os prejuízos do tabagismo não se limitam aos fumantes. Além dos filmes, a campanha estará presente em spots de rádio, cartazes, folders e postagens nas redes sociais do Ministério.
https://www.youtube.com/watch?v=8ZStT20QU7g
SBT
O SBT, por sua vez, abordou os prejuízos que os fumantes causam aos familiares que são obrigados a conviver com o vício. Na campanha criada pela Publicis, pais fumantes são convidados a fazer exames rotineiros e recebem como resultado as análises dos filhos, que adquiriram problemas como rinite e bronquite por conta da inalação do tabaco. O filme será veiculado nas plataformas da rede e levanta a questão: “O que motivaria alguém a parar de fumar, se nem sua própria saúde é suficiente?”.
Drogaria Onofre
Durante a semana do Dia Mundial Sem Tabaco, a Drogaria Onofre espampa a hashtag #umaboarazão para estimular seus clientes a pensarem em razões para abandonar o vício. Além disso, promove um cálculo em uma página especial para a campanha, que simula um novo e mais benéfico proveito para o dinheiro gasto diariamente em cigarros. Márcio Atalla também participa da ação com um filme sobre o tema.
https://www.youtube.com/watch?v=FFpMd_zqZp0
Pfizer e Instituto Lado a Lado Pela Vida
A Pfizer, aliada ao Instituto Lado a Lado Pela Vida, decidiu informar a população de São Paulo sobre o Câncer de Pulmão, doença causada pelo tabagismo. Nesta quarta-feira, 31, um painel móvel testou os conhecimentos das pessoas que passaram pela estação Paraíso do Metrô. A ação continua no dia seguinte no Terminal Rodoviário Tietê.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário