Mastercard testa cartão sem contato em transporte público
A tecnologia permitirá o pagamento em cartão de crédito, débito, pré-pago sem contato e celular em ônibus e trens
Mastercard testa cartão sem contato em transporte público
BuscarMastercard testa cartão sem contato em transporte público
BuscarA tecnologia permitirá o pagamento em cartão de crédito, débito, pré-pago sem contato e celular em ônibus e trens
A Mastercard acaba de lançar um projeto piloto para aceitação do cartão sem contato no transporte público brasileiro. A tecnologia permitirá ao usuário utilizar seu cartão de crédito, débito, pré-pago sem contato e celular para o pagamento, através de cartões registrados em aparelhos. A novidade é viabilizada pela parceria com emissores e operadoras de transporte e empresas de bilhetagem.
O objetivo do novo mecanismo é eliminar a necessidade de pegar filas para comprar o bilhete comum e simplificar a vida do cidadão. O piloto avaliará a tecnologia embarcada (utilizada nos novos validadores) e os processos operacionais de pagamento. As localidades participantes são as capitais Rio de Janeiro e São Paulo; e a Região Metropolitana de Curitiba
A expectativa é levar a tecnologia de pagamento às principais capitais do País no transporte ferroviário (trem e metrô) e nos ônibus urbanos até dezembro de 2017, substituindo o dinheiro circulante pelo meio eletrônico. Segundo estudos da Mastercard, a arrecadação aproximada deste mercado é de R$ 80 bilhões/ano. Deste total estima-se que o uso de dinheiro no transporte público represente uma fatia de 30%, em um montante que gera custos operacionais e logísticos para o operador.
“A inovação de pagamento no transporte público foi projetada pela Mastercard a partir do grande desafio que o tema mobilidade urbana apresenta em escala global e, no Brasil, não é diferente. O objetivo é contribuir para que as cidades se tornem mais eficientes e sustentáveis e, com isso, permitir que a vida seja mais inclusiva, segura e conveniente para seus habitantes”, disse em comunicado Alexandre Brito, vice-presidente de desenvolvimento de aceitação, varejo e novos negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul.
Entre as empresas de transporte participantes estão Supervia, no RJ, Metra, em SP e Metrocard, no PR, enquanto as empresas de bilhetagem parceiras são Empresa1, Autopass e Transdata. O Samsung Pay é a carteira digital veiculada.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário