Mercado sente retração, mas prevê melhora em 2017
Pesquisa da Fenapro aponta que agências sentiram dificuldades no primeiro trimestre do ano, mas estão otimistas em relação aos próximos meses
Mercado sente retração, mas prevê melhora em 2017
BuscarMercado sente retração, mas prevê melhora em 2017
BuscarPesquisa da Fenapro aponta que agências sentiram dificuldades no primeiro trimestre do ano, mas estão otimistas em relação aos próximos meses
Bárbara Sacchitiello
10 de maio de 2017 - 8h20
Assim como todos os setores da economia nacional, o mercado publicitário não está blindando às turbulências que as oscilações financeiras, políticas e sociais acarretam no País. Para auxiliar o setor a ter um termômetro a respeito das expectativas em relação ao desempenho da indústria publicitária, a Federação Nacional das Agencias de Propaganda (Fenapro) lança o indicador Van Pro – Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda.
A primeira pesquisa do estudo, realizada com 223 agências de publicidade de todo o Brasil, registra uma impressão negativa em relação ao primeiro trimestre de 2017. Para a maioria dos profissionais entrevistados (45%), o ritmo dos negócios nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano foi pior ao do primeiro trimestre de 2016. Para 38,5%, no entanto, o desempenho foi melhor e para 16,6%, foi igual ao do ano passado.
Apesar do reconhecimento das dificuldades do mercado, os profissionais estão otimistas em relação ao restante do ano. Para 43,2% dos entrevistados, o setor deve registrar crescimento no segundo trimestre. Na opinião de 43% das agências, o número de concorrências e licitações aumentou nos primeiros três meses do ano.
“O aumento de concorrência é um indicador positivo, sinalizando uma melhora nos negócios nos próximos meses”, diz Alexis Pagliarini, superintendente da Fenapro. Entre as regiões do País, o Centro-Oeste foi a que apontou um termômetro mais negativo: 62,5% das agências local declaram que os negócios caíram no primeiro trimestre. Enquanto isso, o Nordeste indicou a melhor percepção do setor – 42% das agências locais declaram que o primeiro trimestre de 2017 foi positivo.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário