Sobre violência racial, clipe de Childish Gambino viraliza
"This Is America" critica alienação dos estadunidenses em relação ao porte de armas, ao policiamento e à violência contra negros
Sobre violência racial, clipe de Childish Gambino viraliza
BuscarSobre violência racial, clipe de Childish Gambino viraliza
Buscar"This Is America" critica alienação dos estadunidenses em relação ao porte de armas, ao policiamento e à violência contra negros
Por Simon Dumenco, do Advertising Age
Se ainda não perguntaram, em breve alguém vai te perguntar “O que você achou do ‘This Is America’?”. Trata-se do clipe para a nova música de Childish Gambino, alter ego de Donald Glover, apresentada durante o programa Saturday Night Live no último final de semana. Logo após a apresentação, o artista publicou o vídeo oficial em seu canal da Vevo no YouTube e, desde então, o clipe ultrapassou 19 milhões de visualizações e tornou-se um fenômeno midiático e cultural.
Enquanto sorri, dança e canta, Gambino também participa de atos violentos: atira em um guitarrista na nuca à queima-roupa e em um coral de jovens negros, em alusão ao massacre da igreja de Charleston, em 2015. Essas e outras referências compõem o clipe para criticar o porte de armas, a polícia, e a violência sofrida pelos negros nos Estados Unidos.
A letra diz:
Nós só queremos festa
Festa só para você
Nós só queremos o dinheiro
Dinheiro só para você
Eu sei que você quer festa
Festa só para mim
O tom da letra e do clipe muda de repente quando o refrão começa:
Isso é a América
Não seja pego escorregando
Não seja pego escorregando
Olhe para o que eu estou fazendo
O clipe foi dirigido por Hiro Murai, que colaborou com Gambino em outros projetos e já dirigiu episódios da série Atlanta, na qual o artista atua. Em um artigo publicado no site da Juice, revista de cultura urbana de Singapura, a autora diz:
“A nova música do Childish Gambino não é suave, nem soa suave. Não é como o Redbone (single do músico lançado em 2016). Isso não é dois anos atrás. Isso é o grunido ardente e horripilante do agora que mastigamos e esmagamos repetidamente. É uma canção que não passa despercebida, porque sua visão extrema revela e desnuda tudo para você”.
Mais críticas e análises virão às dezenas ou centenas na mídia nos próximos dias e semanas. Enquanto isso, parte do fenômeno de “This Is America” é a forma com que inspirou diversas pessoas nas redes sociais a desconstruir a obra a partir de suas próprias emoções e percepções, em tempo real.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário