IA no marketing e em campanhas
IA no marketing e em campanhas: como a IA tem transformado a forma de planejar, executar e otimizar ações?
IA no marketing e em campanhas: como a inteligência artificial (IA) transforma a forma de planejar, executar e otimizar ações?
Por que a IA é relevante para o marketing hoje?
De fato, dados da Salesforce do ano passado mostram que 61% dos profissionais de marketing já usam IA em alguma etapa do funil.
Os principais impactos da ferramenta são:
– na segmentação e personalização;
– criação de conteúdo (seja de textos, imagens, vídeos e criativos com IA generativa (ChatGPT, DALL·E, Runway etc.);
– mídia e performance, com otimização de campanhas em tempo real (Meta, Google, programática);
– análise e previsão de dados, com uso de modelos preditivos de churn, lifetime value, comportamento de compra;
– e chatbots e atendimento com IA.
IA no marketing e em campanhas
Assim, que ferramentas e plataformas de IA o marketing pode usar?
De fato, depende muito de cada caso e da empresa.
Mas, há grande disponibilidade como a IA generativa (GenAI), COMO ChatGPT, Jasper, Copy.ai, Midjourney, DALL·E, Runway; IA em mídia paga, como Google Performance Max, Meta Advantage+, Amazon Ads; IA em CRM e automação, com plataformas HubSpot, Salesforce Einstein, RD Station com IA; e análise e BI, que tem ferramentas como Tableau com GPT, Looker Studio e Power BI Copilot.
Contudo, como a IA evolui muito rapidamente, há tendências e comportamentos que deverão ser considerados em breve como a IA emociona e a hiperpersonalização em tempo real.
Porém, há fatores que, por força da regulamentação e dos princípios, devem ser levados em conta como as deepfakes, dados sensíveis e, principalmente, a confiança do consumidor.
Portanto, qual é o papel do profissional de marketing na era da IA?
Dessa forma, para falar sobre tudo isso, o convidado do webinar é Paulo Yanaguizawa, executive creative director da Monks Brasil.