Lupa para acionar busca
Webinars

O novo SEO: como aparecer nas buscas da IA?

A evolução da busca: o que está por vir com as novas interfaces por meio de inteligência artificial generativa

i 16 de dezembro de 2025 - 11h45

Como o SEO se transforma com o avanço da inteligência artificial (IA) e da IA generativa (GenAI)?

O novo SEO

As novas interfaces de busca como Search Generative Experience, ChatGPT e pesquisa por voz mudarão o comportamento do consumidor e, consequentemente, do marketing das empresas.

Os primeiros mecanismos de busca surgiram na década de 1990.

De fato, em 1994, chegaram buscadores como AltaVista e Yahoo, que começaram a usar algoritmos para classificar páginas com base no conteúdo e palavras-chave.

Em 1998, foi criado o PageRank, do Google, um dos primeiros algoritmos a considerar backlinks como fator de ranqueamento.

Assim, com as novas interfaces baseadas em GenAI, haverá a transição da “era das palavras-chave” para a “era da intenção de busca”.

Com isso, o SEO não será mais sobre “otimizar para o Google”, e sim sobre “otimizar para pessoas mediadas por IA”.

Dessa forma, como o Google (que domina as buscas atualmente), Bing e outros usam a IA generativa por meio de SGE, Copilot, ChatGPT Search?

Atlas da OpenAI

O que representa a chegada do navegador Atlas, da OpenAI?

O impacto nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs) passa a ser de resultados conversacionais, respostas diretas e menos cliques e haverá a ascensão da “busca zero-clique” e o consequente desafio para marcas e publishers.

Portanto, o novo SEO exigirá estratégia de conteúdo híbrida, que une criatividade humana e IA, ou seja, sites com estrutura semântica clara terão vantagem nas buscas generativas.

Também há expansão da busca por voz (Alexa, Siri, Google Assistant), SEO para YouTube, TikTok e Shorts como novos motores de busca e busca visual e pesquisa multimodal (como Lens, Gemini e Perplexity), o que significa que o SEO migrará de “otimização para texto” para “otimização para experiências sensoriais”.

Portanto, como adaptar a estratégia de comunicação e marketing de SEO para GenAI?

Quais ferramentas usar entre as emergentes como ChatGPT, Perplexity, Jasper, Surfer SEO e Clearscope?

Como medir resultados além do tráfego: engajamento, reputação e autoridade?

Para essas e outras respostas, Elaine Coimbra, fundadora e CEO da Foster, do Grupo WPP, apresenta este webinar.