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Ana Deccache, a liderança de marketing por trás do Rock in Rio

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Ana Deccache, a liderança de marketing por trás do Rock in Rio

A executiva começou no Grupo Dreamers como diretora de contas do festival na Artplan, gerou novos negócios e hoje lidera a edição de 40 anos do evento


13 de setembro de 2024 - 19h39

Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio

Ana Deccache é diretora de marketing do Rock in Rio e do The Town (Crédito: Divulgação)

A poucas horas do início da edição de 40 anos do Rock in Rio, o maior festival de música do País, que acontece entre os dias 13 e 22 de setembro, o clima era de euforia no time de Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio e uma das lideranças por trás da estratégia de negócio, produto, marca e comunicação do evento.  

“Hoje é um dia muito especial, porque estamos abrindo portas. Nosso desejo é que haja muita alegria e que traga esperança. Quando olhamos para o lado, há tantas coisas ruins. Queremos mostrar que é possível superar nossos problemas e nos juntarmos para construir um mundo melhor. Agora, prendemos a respiração e só voltamos a respirar no dia 22”, diz a executiva.  

Carioca de Angra dos Reis, Ana se mudou para o Rio de Janeiro aos 16 anos, quando era atleta brasileira de taekwondo. Ela é faixa preta, foi campeã panamericana e conquistou cinco medalhas de ouro pela seleção brasileira na modalidade. Da experiência esportiva intensa, dos 13 aos 24 anos, Ana diz ter identificado sua paixão por desafios e pelo trabalho em equipe. “Esse é o meu motor para ir além do que eu acredito ser possível. Adoro lidar com pessoas, então gostava muito de fazer as viagens e os treinamentos.” 

Desse entusiasmo pela comunicação e por pessoas, Ana se formou em publicidade e jornalismo, duas grandes engrenagens da indústria. “Adoro gente, gosto de conversar. No meu time, é uma confusão maravilhosa. Conseguimos trabalhar porque falamos, rimos e brincamos. É barulhento em um ótimo sentido.” 

A história de Ana com o Rock in Rio se confunde com a trajetória dela no Grupo Dreamers, holding que tem o festival de música como seu primeiro spin-off. Após atuar à frente do atendimento de agências de publicidade como FCB e Giovanni + Draftfcb, ela entrou na Artplan em 2011 como diretora de conta do evento. Na posição, inovou e cresceu diante das transformações culturais e de mercado, liderando a criação de importantes unidades de negócio do grupo ao longo dos anos.  

“Era um desafio enorme entrar na agência para atender a conta do Rock in Rio. Mas sou motivada por isso. Passado um tempo, percebi que sabia fazer aquilo. Aí, conforme as oportunidades apareciam, eu criava novos projetos”, lembra. 

Quando conteúdo passou a crescer e ficar relevante, Ana foi responsável por trazer a disciplina para a área da propaganda na Artplan, onde diz ter encontrado um universo de oportunidades. Depois, em 2017, momento em que as pessoas acompanhariam o festival pela primeira vez pela internet, ela liderou a criação da primeira plataforma de conteúdo do evento em tempo real, o Now, que existe até hoje e atende o departamento da executiva.  

Já em 2019, ela apostou no entretenimento como futuro das marcas e, ao se deparar com o mercado de agências à época, que pouco entendia do segmento, identificou a oportunidade de criar de uma empresa especializada em atender clientes da área.  

“Entretenimento é um bicho diferente. Sabíamos atender conteúdo, propaganda, real time. As empresas precisavam de uma outra companhia para criar a estratégia delas nessa indústria.” Era o início da Fun, primeira empresa de branded entertainment do Brasil, que depois seria incorporada pela A-Lab, também do grupo.  

Depois de tantas conquistas e da criação de novos negócios prósperos no grupo, Rodolfo Medina, presidente-executivo da holding, a convidou para assumir a cadeira de diretora de marketing do Rock in Rio e do The Town, outro festival do grupo, e nela está desde 2021. 

“Era o ano anterior à estreia do The Town e o ano em que iríamos pegar o Lollapalooza também. Íamos crescer como plataforma de entretenimento e eles precisavam de alguém com esse olhar integrado, algo que me diferencia de verdade. Gosto de tudo o que é comunicação.” 

Para Ana, chegar na edição que marca os 40 anos de existência do Rock in Rio com um recorde de projetos em parceria com marcas, 85 marcas presentes e um público intergeracional é uma realização profissional e pessoal. “Tudo em que acreditei no passado, em ascensão de carreira e de projetos, está se realizando agora.” A fórmula para esse sucesso, para ela, é clara: ser próximo e relevante para todos os públicos, entregar inovação no próprio produto e estar conectado ao espírito do tempo. 

“Temos uma presença muito parruda e potente na TV Globo. Lá, eu tenho uma linguagem. E outra parte muito estratégica e relevante da nossa atuação está no TikTok, onde tenho outra linguagem. Então, é menos sobre se manter contemporâneo e mais sobre estar relevante onde quer que você esteja. Não tenho a meta de falar apenas com a geração Z, mas com todas as gerações. Uma das coisas que nos deixa mais felizes é ver um avô entrar com o neto na Cidade do Rock. 

Se depender de Ana, seu propósito de entregar alegria por meio da comunicação, o principal indicador de sucesso da sua carreira, seguirá firme ao longo de sua trajetória profissional e da liderança do time de marketing do Rock in Rio e do The Town.

“Gosto muito, do que faço. Quero crescer cada dia mais fazendo isso. Adoro promover um impacto positivo no mundo a partir das histórias que criamos e colocamos na rua. Desejo, cada vez mais, ter pessoas dentro da minha equipe que inspiram, abraçam e incluem outras. Cada um tem seu talento e conta a sua história. A minha é a de ter comigo pessoas que sabem tirar e dar o melhor de si e com isso criar esse ambiente mágico para as pessoas.” 

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