Publicidade

Blog da Regina

Dezesseis vezes Gal Costa

Só me resta agradecer a essa mulher incrível, discretíssima sobre sua vida pessoal e dona de uma voz grandiosa


9 de novembro de 2022 - 18h18

Gal Costa soube mostrar literalmente seus peitos quando fez 40 anos causando frisson, dirigida por Gerald Thomaz. Adotou um filho aos 60. Deixa uma nação de órfãos (Crédito: Reprodução/Instagram)

Nasci em 1970. Ano em que Gil e Caetano estavam exilados em Londres e quando Gal Costa lançou London, London. A música passou pela censura e fez um enorme sucesso. Só fui me dar conta dela bem mais tarde, no final da minha adolescência. Gal Costa nessa época, daquela minha perspectiva infantil, era uma das musas da Tropicália (a outra era Rita Lee).

Minhas primeiras memórias musicais sempre tiveram o quarteto: Gil, Caetano, Gal e Betânia. Estar no mundo para mim significa respirar e ouvir músicas desse quarteto. Muito estranha a sensação de receber a notícia hoje de que Gal não está mais entre nós. Foi difícil trabalhar hoje. Está sendo difícil.

Só me resta agradecer a essa mulher incrível, discretíssima sobre sua vida pessoal e dona de uma voz grandiosa. Uma pessoa que soube ser dona de uma voz, que mais do que um dom, foi a trilha de inúmeras outras vozes silenciadas. Soube mostrar literalmente seus peitos quando fez 40 anos causando frisson, dirigida por Gerald Thomaz. Adotou um filho aos 60. Deixa uma nação de órfãos.

Tive o privilégio de assistir ao vivo a gravação do CD Acústico MTV, em julho de 1997. Para quem não sabe, a MTV naquela época fez história ao lançar discos ao vivo de importantes nomes na MPB e do rock nacional. O Acústico MTV da Gal teve participações de Herbert Vianna, Zeca Baleiro e Roberto Frejat e foi um enorme sucesso.

A curadoria da obra reúne o melhor da Gal. Deixo a lista aqui a lista de todas as faixas, pois reúne o que há de mais belo na sua obra. Está lá no Spotify. De graça. Vale a pena ouvir:

01. Baby

02. Coração Vagabundo

03. Não Identificado

04. London, London

05. Só Louco

06. Barato Total

07. Lanterna dos Afogados

08. Teco-teco

09. Pérola Negra

10. Sua Estupidez

11. Falsa Baiana

12. Camisa Amarela

13. Vapor Barato/Flor da Pele

14. Você Não Entende Nada

15. Paula e Bebeto

16. Aquarela do Brasil

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O entretenimento ativista de Estela Renner

    O entretenimento ativista de Estela Renner

    Co-fundadora da Maria Farinha Filmes, a diretora e roteirista tem uma visão inovadora sobre o impacto das produções audiovisuais

  • Jacqueline Conrado: por mais mulheres na cabine de comando

    Jacqueline Conrado: por mais mulheres na cabine de comando

    A Country Manager da United Airlines é uma das primeiras e únicas executivas de companhias aéreas que operam no Brasil