LG usa IA com ar-condicionado para ajudar mulheres na menopausa

Buscar
Publicidade

Women to Watch

LG usa IA com ar-condicionado para ajudar mulheres na menopausa

Criado pela AlmapBBDO, projeto Modo Menopausa tem o objetivo de solucionar os calorões típicos do climatério


18 de junho de 2024 - 13h06

Projeto Modo Menopausa, criado pela AlmapBBDO para a LG, tem o objetivo de solucionar os calorões típicos do climatério (Crédito: Reprodução)

A LG acaba de anunciar a fase beta do Modo Menopausa, solução para identificar e responder prontamente aos fogachos ou ondas repentinas de calor corporal enfrentados por mulheres na fase do climatério. A partir da integração entre inteligência artificial, a tecnologia de conectividade ThinQ e smartwatches, a iniciativa funciona por meio de um aplicativo instalado no smartwatch, combinando o dispositivo com um aparelho de ar-condicionado da marca, o modelo LG Dual Inverter +AI.

Criado pela AlmapBBDO, o app monitora a temperatura corporal, os batimentos cardíacos e a oxigenação do sangue em tempo real, identificando casos de fogachos ao longo da noite e enviando um comando imediato ao aparelho para resfriar o ambiente de maneira rápida. Após 10 minutos em uma temperatura mais baixa, o ar-condicionado retorna à temperatura originalmente definida pelo usuário como padrão.

“Sempre buscamos empregar a inteligência artificial a fim de oferecer benefícios ao consumidor, e essa novidade é a prova de como a tecnologia pode verdadeiramente melhorar a vida das pessoas, começando pelas parceiras da iniciativa Adriane Galisteu e Carol Loback”, diz Rodrigo Fiani, vice-presidente de vendas IT, B2B e ar-condicionado da LG do Brasil.

O tabu da menopausa

Cerca de 29 milhões de brasileiras estão na fase do climatério, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isto representa 7,9% da população feminina do país. Dessas mulheres, um terço experimentará ondas de calor moderadas a graves durante a menopausa, afetando significativamente sua qualidade de vida.

Embora a menopausa seja uma etapa inevitável na vida de muitas mulheres, o tema ainda é frequentemente evitado nas conversas. Uma recente pesquisa conduzida pela empresa de higiene e saúde Essity no Brasil revelou que 7 em cada 10 entrevistadas (69%) concordam que a menopausa ainda é um tabu.

“Além de ser um app que contribui para o bem-estar da mulher, o Modo Menopausa está levando a casa inteligente para um novo patamar. Pela primeira vez, ela vai funcionar com sinais vitais do corpo”, diz Lilian Cavallini, head of Creative Technology da AlmapBBDO.

Além de um filme com a apresentação da nova tecnologia ao público, o projeto contará ainda com ações e conteúdos digitais sobre o climatério. Para integrar a campanha, a apresentadora Adriane Galisteu (@galisteuoficial) e a atriz Carol Loback (@carolinaloback) irão compartilhar suas vivências durante a menopausa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Bárbara Lima: “Houve um esfriamento das discussões sobre diversidade”

    Bárbara Lima: “Houve um esfriamento das discussões sobre diversidade”

    A VP do Observatório de Diversidade na Propaganda (ODP) avalia a queda na representatividade de mulheres na publicidade online

  • Linguagem neutra na comunicação: utopia ou realidade?

    Linguagem neutra na comunicação: utopia ou realidade?

    As crescentes discussões sobre realidades não-binárias têm desafiado as marcas a repensar sua responsabilidade na construção de gênero