Latam inicia diálogo com o público

Buscar
Publicidade

Comunicação

Latam inicia diálogo com o público

Campanha da marca, fruto da fusão de Lan e Tam, comunica os clientes sobre as mudanças e será dividida em três fases contemplando legado e evolução

  • Galeria Latam

    Crédito: Claudio Edinger

  • Galeria Latam

    Crédito: Claudio Edinger

  • Galeria Latam

    Crédito: Claudio Edinger

  • Galeria Latam

    Crédito: Claudio Edinger

  • Galeria Latam

    Crédito: Claudio Edinger

Slideshow


3 de maio de 2016 - 16h15

latamlogo1Nesta quinta-feira, 5, levantarão voo as três primeiras aeronaves comerciais com a nova identidade visual do Grupo Latam, que controla as marcas LAN e TAM. O primeiro voo, com a adesivagem especial, foi feito no domingo, 1º de maio, pela aeronave incumbida de trazer de Genebra a Tocha Olímpica (até o fim do ano, serão 40 aviões com a nova marca).

Antes de apresentar a campanha institucional da nova marca, a Latam lança campanha para contar aos clientes sobre as mudanças. Desenvolvida pela Graphene, a comunicação será dividida em três fases. O primeiro filme leva a assinatura “Em breve, TAM será Latam” e mostra o legado da companhia para depois apresentar a evolução para a nova marca (assista abaixo). A partir desta quinta-feira, 5, será veiculada a campanha que adota o mote “TAM agora é Latam”. Por fim, ainda em maio, será lançada a campanha institucional da marca Latam.

Anunciado no ano passado, o processo de unificação das companhias aéreas é liderado pela Interbrand no Brasil e contou com a participação de escritórios de mais seis países: Chile, Argentina, Peru, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra. Até o momento, a nova marca estava sendo usada apenas na comunicação dos canais internos da TAM, como revista de bordo e site.

A mudança levará três anos e custará entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões, o que não inclui comunicação. Desde o lançamento, a marca Latam foi reconhecida em prêmios internacionais, como o iF Design Awards e Rebrand. “É a primeira vez que a fusão de duas companhias aéreas desse porte resulta em uma nova marca. Normalmente, mantêm-se as duas ou destaca-se a mais forte, como aconteceu com AirFrance e KLM”, lembra Beto Almeida, diretor geral da Interbrand. Com a pintura dos aviões, 321 ao todo, inicia-se nova fase voltada para a apresentação da marca nos pontos de contato: sinalização em 137 aeroportos, uniformes da tripulação, plataforma de conteúdo (criada pela NewContent sob o título “Vamos”), programa de fidelidade Latam Fidelidade/Latam Pass, operadora de turismo (Latam Travel) e serviços de logística (Latam Cargo). “Do ponto de vista do cliente, ele terá acesso a um produto mais consistente, uma cultura única de serviços, canais de atendimento mais integrados e uma maior agilidade no desenvolvimento de inovações”, explica Marcelo Franco, diretor de Branding e Comunicação do Grupo LATAM.

LATAM_AIRLINESA decisão de unificação não foi fácil em função do legado e forças das duas marcas. “A Latam foi construída a partir da herança das duas: a elegância da LAN e o cuidado com o cliente da TAM”, diz Daniella Bianchi, diretora geral da Interbrand. A nova identidade visual busca traduzir essa ligação: o desenho do símbolo traz o vermelho da TAM e o azul LAN. Além disso, a marca apresenta uma tipografia própria; um estilo fotográfico, produzido pelo fotógrafo Claudio Edinger, que viajou para mais de dez países para criar o banco de imagens; e uma nova identidade sonora, desenvolvida em parceria com a B-Sound thinking. “O logo foi destacado na asa, o que é interessante já que cada vez mais pessoas tiram fotos da janela do avião. E também na barriga da aeronave, para os que admiram o avião no ar”, conta Beto Almeida, diretor geral da Interbrand.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa