Quando a política inspira o consumo e os virais

Buscar

Marketing

Publicidade

Quando a política inspira o consumo e os virais

Energético do Bolsomito, a ideia de Trump nos sorvetes da Ben & Jerry´s e os famosos cereais de Barack Obama e McCann feitos pelo Airbnb

Luiz Gustavo Pacete
11 de janeiro de 2018 - 12h00

Donald Trump inspirou a releitura de uns dos sabores da Ben & Jerry´s

Os fatos políticos no Brasil e no mundo se tornaram tão surpreendentes que, em muitos casos, é difícil distinguir ficção de realidade. Para além dos humoristas, esse ambiente torna-se inspirador para marcas e ações de empresas. No Rio de Janeiro, a agência Onzevinteum, por exemplo, ancorou a persona de seu cliente, a Cerveja Rio Carioca, em muitos elementos políticos. No ano passado, por exemplo, lançou uma campanha premiando quem enviasse selfies com o prefeito Marcelo Crivella que, segundo seus críticos, “andava desaparecido da cidade”.

A Onzevinteum também  realizou para o cliente Ovos Mantiqueira, uma ação em que o prefeito de São Paulo, João Doria, anunciou uma doação conjunta de ovos em resposta ao ataque sofrido por ele em Salvador, durante uma visita à cidade. “A gente toma sempre o cuidado de não tomar partido, ou seja, tem de caber crítica e piada a todos, o de não ofender ninguém e nenhum grupo, ter pertinência com o produto e o de ser realmente engraçado. Esse a meu ver é o mais importante. Se depois de passar por todos os outros critérios a piada não ficou engraçada, parta para outra”, diz Gustavo Bastos, fundador da Onzevinteum.

Os cereais lançados pelo Airbnb em 2008 durante a campanha eleitoral americana

Nesta semana, Meio & Mensagem noticiou o lançamento do energético Bolsomito Energy Drink que faz menção indireta à popularidade do futuro candidato à presidência, o deputado Jair Bolsonaro. Na visão da empresa criadora do produto, foi uma oportunidade de aproveitar um assunto que gera repercussão para vender. “Projetamos diversas coisas curiosas e divertidas para trazer ao mercado. E é justamente isso que as pessoas querem, coisas novas! E não mais do mesmo. Elas cansaram da mesmice. Elas anseiam em ser surpreendidas! ”, diz Frederico Peres Michel, diretor-executivo da Open Creative, empresa responsável pela marca.

Ainda nesta semana, uma dupla de criativos dos Estados Unidos, responsável pelo projeto The Midterm Selections, rebatizou alguns sabores da marca de sorvetes Ben & Jerry’s com nomes de políticos dos Estados Unidos. O mais famoso deles, Donald Trump, aparece na embalagem do “The Great American Cone Over”, sabor que mistura cenoura, chocolate branco e cheddar. Ainda que sejam apenas uma sugestão, os novos sabores foram suficientes para repercutir nas redes sociais.

Há também casos emblemáticos como do Airbnb que, durante as eleições americanas de 2008, vendeu caixas de cereais que remetiam a seu antigo nome, Airbed & Breakfast. Foram feitas mil caixas de Obama O’s e Cap’n McCains. Foi uma edição limitada, numerada e com preço de colecionador vendida a US$ 40 cada. O que se transformou em uma importante ferramenta de marketing para a marca.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • marcas

  • politica

  • airbnb

  • ben & jerry´s

  • rio carioca

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”