Chega de confusão com posts pagos

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Chega de confusão com posts pagos

Para organizar e comercializar espaços de mídia, Inter.net, multinacional de tecnologia, cria rede de blogueiros


30 de outubro de 2012 - 11h42

Blogs vêm se tornando tão importantes na lista de favoritos dos internautas quanto os próprios sites de notícias. Além de ter caído no gosto do público, muitos blogueiros se tornaram “modelos para ser seguidos”, principalmente no segmento de tendência, moda e beleza feminina. Por chamar tanta atenção, também são questionados. Em setembro passado, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) advertiu três blogueiras e a marca de cosméticos Sephora sobre supostos posts pagos. Apesar de todas as partes negarem a prática, o Conar fez diversas recomendações para blogueiros e anunciantes. Entre as quais, deixar explícito quando um post for de conteúdo publicitário, ou seja, com o pagamento por determinada marca.

O leitor mostrou que não aprova posts pagos que estejam disfarçados, por assim dizer. Na época, aproximadamente 50 consumidores recorreram ao Conar para acusar os blogs pela publicação de conteúdo sem identificação do caráter publicitário. Algumas leitoras disseram, inclusive, que se sentem enganadas pelo autor dos textos. É uma polêmica que pesa contra a imagem dos blogs e os respectivos curadores, no momento em que, dos 80 milhões de brasileiros conectados na web por mês, 60 milhões acessam e consomem produtos veiculados em blogs, segundo o Ibope.

Com base nos últimos acontecimentos, a multinacional de tecnologia Inter.net aproveitou para desenvolver uma ferramenta chamada The Experts. Trata-se de rede formada, inicialmente, por 17 blogueiros de diferentes áreas. A empresa, presente em 13 países, enxergou em meio à confusão uma forma de profissionalizar o “fazer blogs”. “O blog é mais uma ferramenta de mídia e deve ser tratado como tal. Para produzir conteúdo demanda tempo, pesquisa, às vezes dinheiro. É um trabalho pelo qual as pessoas merecem ser remuneradas”, defende Alessandra Zanetti, presidente da companhia no Brasil.

Há para os anunciantes a chance de encontrar nos blogs o público-alvo de determinado produto, já que eles são sempre muito segmentados. Com a criação da rede The Experts, a Inter.net se propõe a fazer a comercialização de espaços publicitários entre agências, anunciantes e blogueiros. “Para trabalhar com grandes marcas é preciso fornecer nota fiscal, métricas, número de acessos, taxa remissão do leitor para o e-commerce da marca, além de ter uma política clara de preços”, comenta Alessandra. A ideia é profissionalizar os blogueiros no País, dando suporte tanto aos autores quanto às empresas dispostas a anunciar nesses espaços.

Por isso, a companhia prestará consultoria aos blogueiros sobre layout e navegabilidade. Para anunciantes e agências, fará a intermediação entre as partes. O que envolve desde a escolha do blog que atende melhor ao perfil da marca até a estratégia de comunicação utilizada. “Os posts pagos, ou os chamados publiposts, são apenas uma forma. Vamos produzir desde os banners convencionais até vídeos e ações de engajamento em redes sociais”, complementa.

De acordo com Alessandra, a expectativa é de que o mercado de blog seja completamente diferente em seis meses. “Assim como foi o movimento do e-commerce. Foi tudo muito rápido, e o Brasil tem grande potencial para fazer os blogs crescerem”, conta. Para ela, a expansão da mídia social faz que as pessoas prefiram seguir as referências de pessoas com assuntos e gostos semelhantes em vez de seguir dicas de jornais, portais ou revistas. “Quando alguém do seu círculo sugere tal produto é mais confiável do que um jornal”, exemplifica. “Daí a responsabilidade do blogueiro em ser claro ao dizer quando um post é pago.”

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