O resultado da eleição nas redes sociais

Buscar

O resultado da eleição nas redes sociais

Buscar
Publicidade

Mídia

O resultado da eleição nas redes sociais

Disputa à Presidência da República rendeu mais de 674 milhões de interações no Facebook; no Twitter, foram quase 40 milhões de postagens


27 de outubro de 2014 - 12h22

Uma eleição de recordes. A disputa presidencial no Brasil, que foi encerrada nesse domingo, 26, com a reeleição da presidente Dilma Rousseff, entra para a História como a eleição com maior número de interações no Facebook, em todo o planeta.

Considerando todo o período da campanha – de 6 e julho a 26 de outubro – o Facebook contabilizou um total de 674,4 milhões de interações. O número supera o recorde anterior, registrado nas eleições da Índia, que haviam conseguido um marco de 227 milhões de interações.

Em termos de volume, o primeiro turno gerou um pouco mais de conversas do que o segundo: foram 346 milhões de interações (entre postagens, curtidas, comentários e compartilhamentos). No segundo turno, o volume de interações foi de 328,4 milhões. No Facebook, Dilma também foi vencedora em termos de quantidade de mensagens. De todo o conteúdo postado, 53,8% fazia referência à candidata do PT, enquanto 46,2% mencionavam Aécio Neves, que disputou à Presidência da República pelo PSDB.

O Facebook também monitorou o volume de menções a cada um dos candidatos em todos os Estados brasileiros. A favor de Dilma – e com maior volume de mensagens de apoio à candidata – se destacaram o Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Piauí. Já as mensagens de apoio a Aécio Neves foram mais numerosas em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. As rede social criou um infográfico para mostrar o volume de mensagens sobre cada um dos candidatos. Veja: 

 


Eleição das hashtags

O Twitter também foi um dos principais palcos de discussão durante as eleições. De acordo com dados da rede social, da meia-noite até as 21 horas desse domingo, 26, 3 milhões de postagens sobre a eleição foram feitas no Twitter. No primeiro turno da eleição presidencial, em 5 de outubro, o volume total de tuítes foi de 2,6 milhões de mensagens.

Ao longo de toda a corrida eleitoral, a rede social monitorou o volume de mensagens sobre os candidatos e as eleições. Do dia 6 de julho a 22 de outubro, o Twitter recebeu um total de 21,5 milhões de posts apenas sobre Dilma Rousseff e Aécio Neves. Em seus perfis oficiais, Dilma e Aécio postaram, juntos, 2.793 mensagens no período analisado.

O último debate do segundo turno, realizado na sexta-feira, 24, pela TV Globo, gerou mais de dois milhões de mensagens, que usaram a hashtag #debateNaGlobo.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo