Comercial com QR Code na tela vence GP de Direct
Exibido no SuperBowl, case da Accenture Song para a Coinbase levou prêmio máximo; Brasil conquistou 10 Leões na categoria
Comercial com QR Code na tela vence GP de Direct
BuscarExibido no SuperBowl, case da Accenture Song para a Coinbase levou prêmio máximo; Brasil conquistou 10 Leões na categoria
Bárbara Sacchitiello
23 de junho de 2022 - 16h00
Assim que o Super Bowl deste ano terminou, o USA Today, em seu ranking USA Today Ad Meter, que avalia os melhores comerciais apresentados no intervalo da partida da NFL, classificou o filme da Coinbase como o pior entre todos os veiculados naquela noite.
A campanha, da Accenture Song, consistia em um único elemento: Um QR Code deslizando por uma tela preta, sem nenhuma trilha ou qualquer outro elemento. Os jurados da edição deste ano do Cannes Lions, tiveram uma opinião bem diferente do que apontou a pesquisa do veículo estadunidense e consideraram a peça publicitária como a mais criativa do ano em Direct, conquistando o Grand Prix da área.
Na opinião do presidente do júri da categoria, Fred Levron, global chief creative officer da Dentsu, a peça publicitária exemplifica exatamente o que é uma campanha disruptiva, que sabe aproveitar o momento. “Muitas vezes pensamos que uma campanha inovadora exige uma grande complexidade, celebridades, etc. Mas a criatividade maior está em entender o contexto da audiência. Naquele momento, em que todo mundo estava acompanhando o Super Bowl, 116 milhões de pessoas tiveram a curiosidade de pegar o celular para acessar o QR Code”, declarou Levron.
Recorde de Leões ao Brasil
Direct foi a categoria que mais rendeu troféus ao Brasil na edição deste ano. Ao todo, o país recebeu 10 Leõs: 5 de Prata e 5 de Bronze.
A Africa ganhou 2 Pratas (por “The Refugee Jatoba” 3 “The Foamy Haircut”). Ganharam Prata também a Gut (“com Heinz Hiden Spots”), a David (“Burger Glitch”) e a VMLY&R (‘Los Santos +3º”).
A mesma peça da VMLY&R (‘Los Santos +3º”) conquistou um Bronze. O case “Black Characters”, da FCB Brasil para a Revista Raça foi premiado com 2 Bronzes. “Duet Delivery”, da David e “Unbrekable Courts”, da Africa, também ganharam Bronze.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus