Como lidar com os haters?
Com 30 mil seguidores no Facebook, Mentor Muniz Neto lança livro em que exercita o sarcasmo pelo prazer
Com 30 mil seguidores no Facebook, Mentor Muniz Neto lança livro em que exercita o sarcasmo pelo prazer
Felipe Turlao
5 de agosto de 2015 - 10h51
Uma campanha em 50 relógios de rua de São Paulo anuncia: “Livro para rir sem colorir. Nas livrarias”.
As peças divulgam a obra “Ódio, Raiva, Ira e Outros Prazeres Diários” (Dash Editora, 2015, 184 páginas, preço: R$ 45,00), que será lançada na noite desta quarta-feira, 5, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, a partir das 18h30.
O diretor de arte Mentor Muniz Neto, CCO da Bullet, vai autografar livros de admiradores de seus textos sarcásticos e, possivelmente, alguns haters. “Esse sarcasmo diário é o que me dá mais prazer”, afirma (leia abaixo entrevista com o autor, que explica, dentre outras coisas, como lida com os haters nas redes sociais).
Neto, como é conhecido nas redes socais, começou a publicar suas crônicas na internet em 1998 no blog com o sugestivo nome de ‘Não Conte Para a Mamãe’. De lá para cá, conquistou uma legião de fãs e leitores fiéis de suas crônicas diárias, que envolvem desde situações cotidianas a fatos relativos ao mercado publicitário. A receita lhe garantiu 30 mil seguidores no Facebook e mais de 160 mil no Twitter.
Entretanto, “nenhuma mídia digital tem a mesma importância de um livro”. A frase foi do amigo J.R. Duran que o convenceu a publicar o primeiro livro, que contou com a ajuda de Silvia Ribeiro, diretora da Dash Editora.
Com cerca de 40 “pequenas histórias do cotidiano” e ilustrações do próprio Neto, o livro resume a personalidade do diretor de arte no teclado: análises divertidas, críticas ácidas e até um pouco de doçura. O livro é indicado para quem gosta de ler “causos” no Facebook, mas acima de tudo, boas histórias. Incluindo-se aí os haters.
Confira abaixo um bate papo com Mentor Muniz Neto, em que ele fala sobre diversos assuntos, inclusive como lidar com haters:
Meio&Mensagem – É possível ter prazer, ainda mais diário, nas redes sociais? Rezam alguns estudos que elas tornam as pessoas mais depressivas e antissociais.
Mentor Muniz Neto – Claro que sim! Acho que existe uma enorme carência de conteúdo original nas redes sociais. Foi escrevendo crônicas diárias que acabei acumulando mais de 30 mil seguidores no Facebook e mais de 160 mil no Twitter. E meu maior prazer nas redes sociais é poder escrever e interagir com centenas de comentários sobre os textos.
M&M – Qual sua reação média ao ler com algum comentário agressivo contra você nas redes sociais? O que você recomenda a quem lida com isso, que vem a ser quase todo mundo?
Neto – Não acho que é quase todo mundo não. Pelo contrário. Meu mural é extremamente generoso comigo. Quando aparecem trolls e haters, a receita é simples: bloquear o que escreveu o comentário agressivo e todos os que curtiram o tal comentário. Agora, quando o sujeito é MUITO agressivo, o melhor é dar corda. Geralmente ele vira a piada dos comentários.
M&M – Quanto tempo você dedica à produção de textos para as redes sociais? Você considera um tempo bem utilizado?
Neto – Escrevo ao longo do dia. Um pedacinho de cada vez. Não escrevo para utilizar bem ou mal o tempo. Escrevo porque me dá prazer. E acabou rendendo um livro.
M&M – Ódio, raiva e ira. Qual seu sentimento favorito e por quê?
Neto – O título é uma ironia com o sarcasmo comum à maioria dos textos que compõem o livro. Cada sentimento tem sua hora e sua razão. Esse sarcasmo diário é o que me dá mais prazer. Prazeres diários, exatamente por isso.
M&M – Sabe dizer qual foi a melhor e a pior crônica que escreveu? Por quê, nos dois casos?
Neto – Na minha opinião, a melhor é a que é a mais compartilhada. Indica que mais gente gostou e passou a diante. Nesse critério, acho que a melhor foi a que falo do Canal OFF, que teve mais de 24 mil curtidas e 8.500 compartilhamentos. A pior foi uma sobre Cesariana, que atraiu o ódio de feministas, que lotaram meu inbox com ódio, raiva e ira. 🙂
Ficha técnica:
Ódio, Raiva, Ira e Outros Prazeres Diários
De Mentor Muniz Neto
Dash Editora
2015
Ilustrações: Mentor Muniz Neto
Páginas: 184
Preço: R$ 45,00
Formato: 14 x 21cm
Lançamento:
Ódio, Raiva, Ira e Outros Prazeres Diários, de Mentor Muniz Neto
Livraria Cultura do Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano, São Paulo, SP.
Dia 5 de agosto, quarta-feira, de 2015, a partir das 18h30.
Livre. Entrada gratuita.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima