Marcas apoiam empoderamento feminino no Carnaval
Combate ao assédio nos blocos e a questão representatividade fizeram parte da comunicação das empresas durante o período
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Karina Balan Julio
28 de fevereiro de 2017 - 9h59
Durante muito tempo, o carnaval brasileiro esteve associado à figura da mulher brasileira. Após a onda do empoderamento feminino na publicidade, no entanto, as campanhas para o período também estão ganhando uma nova roupagem. Este ano, uma das abordagens escolhidas pelas marcas foi o assédio, questão crítica durante o carnaval.
A Skol, que nos últimos anos tem buscado abraçar a diversidade e inclusão em sua comunicação, criou junto à F/Nazca a campanha “Apito Contra o Assédio”. A iniciativa foi inspirada em uma ação pensada pelas próprias foliãs, que começou a ganhar adesão no carnaval do ano passado: na época, a foliã Lia Marques e duas amigas criaram um projeto para incentivar meninas a soprarem um apito em caso de assédio nos blocos. A Skol decidiu amplificar a ação e, este ano, distribui 50 mil apitos nas cidades de São Paulo, Salvador, Recife e Florianópolis. Além disso, a marca está distribuindo balões com frases que incentivam o respeito.
“É uma pena que situações de assédio ainda se repitam tanto pelas ruas. Estamos especialmente honrados por contar com a ajuda de mulheres engajadas e fazer da ação delas um símbolo de respeito no carnaval”, disse Jaquelina Amaral, diretora de conteúdo da F/Nazca, em comunicado.
Felipe Santini, gerente de marketing e digital da marca, acredita que a associação a um projeto já liderado por mulheres torna a ação ainda mais legítima. “O carnaval é uma época de abusos e excessos, especialmente com a questão da mulher, então achamos que tínhamos que olhar para isso de forma verdadeira, e não entrar em conversa para tirar proveito”, conta.
Já o TNT Energy Drink fez uma intervenção artística nas regiões dos principais blocos de carnaval em São Paulo. A marca instalou lambe-lambes (grandes cartazes colados em paredes e postes) para tratar da questão do abuso no carnaval. Alguns trazem a frase “não deixe”, enquanto outros trazem fotos de Gabio Stachi e fazem alusão ao tema. A intervenção integra o movimento Real Content, projeto de arte urbana da TNT.
A F.biz criou a marchinha “Não Mexe Comigo” para o O Instituto Maria da Penha, que virou trilha sonora para uma campanha em vídeo e foi inspirada em depoimentos reais de mulheres que sofreram algum tipo de abuso. “É na semana mais feliz do ano, que tá assim de homem te abusando”, diz a letra.
A Natura decidiu apostar na questão da representatividade, com uma campanha de mobiliário urbano protagonizada por foliãs “reais”, chamada “Toda Beleza faz Verão”. O projeto fotográfico abre mão de modelos e traz cliques espontâneos de mulheres em diferentes blocos de carnaval. A campanha foi idealizada pela Africa.
“Levamos mulheres reais para a mídia out-of-home neste período, queremos incentivá-las a se envaidecer e curtir seus corpos nos blocos. Vemos o que está acontecendo e campanhas trabalhando o empoderamento no carnaval. É um momento saudável para falar do tema, pois ao mesmo tempo em que as pessoas estão alegres, estão mais vulneráveis também”, afirma Carolina Soutello, gerente de Marca da Natura.
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