Assinar

Marcas apoiam empoderamento feminino no Carnaval

Buscar

Marcas apoiam empoderamento feminino no Carnaval

Buscar
Publicidade
Comunicação

Marcas apoiam empoderamento feminino no Carnaval

Combate ao assédio nos blocos e a questão representatividade fizeram parte da comunicação das empresas durante o período


28 de fevereiro de 2017 - 9h59

Durante muito tempo, o carnaval brasileiro esteve associado à figura da mulher brasileira. Após a onda do empoderamento feminino na publicidade, no entanto, as campanhas para o período também estão ganhando uma nova roupagem. Este ano, uma das abordagens escolhidas pelas marcas foi o assédio, questão crítica durante o carnaval.

skol1

Campanha “Apito de Respeito”, da Skol. Foto: Reprodução

A Skol, que nos últimos anos tem buscado abraçar a diversidade e inclusão em sua comunicação, criou junto à F/Nazca a campanha “Apito Contra o Assédio”. A iniciativa foi inspirada em uma ação pensada pelas próprias foliãs, que começou a ganhar adesão no carnaval do ano passado: na época, a foliã Lia Marques e duas amigas criaram um projeto para incentivar meninas a soprarem um apito em caso de assédio nos blocos.  A Skol decidiu amplificar a ação e, este ano, distribui 50 mil apitos nas cidades de São Paulo, Salvador, Recife e Florianópolis. Além disso, a marca está distribuindo balões com frases que incentivam o respeito.

“É uma pena que situações de assédio ainda se repitam tanto pelas ruas. Estamos especialmente honrados por contar com a ajuda de mulheres engajadas e fazer da ação delas um símbolo de respeito no carnaval”, disse Jaquelina Amaral, diretora de conteúdo da F/Nazca, em comunicado.

Felipe Santini, gerente de marketing e digital da marca, acredita que a associação a um projeto já liderado por mulheres torna a ação ainda mais legítima.  “O carnaval é uma época de abusos e excessos, especialmente com a questão da mulher, então achamos que tínhamos que olhar para isso de forma verdadeira, e não entrar em conversa para tirar proveito”, conta. 

Lambe-lambes_Lixo e Abuso

Ação de TNT Energy Drink para o Carnaval. Foto:Divulgação

Já o TNT Energy Drink fez uma intervenção artística nas regiões dos principais blocos de carnaval em São Paulo. A marca instalou lambe-lambes (grandes cartazes colados em paredes e postes) para tratar da questão do abuso no carnaval. Alguns trazem a frase “não deixe”, enquanto outros trazem fotos de Gabio Stachi e fazem alusão ao tema. A intervenção integra o movimento Real Content, projeto de arte urbana da TNT.

A F.biz criou a marchinha “Não Mexe Comigo” para o O Instituto Maria da Penha, que virou trilha sonora para uma campanha em vídeo e foi inspirada em depoimentos reais de mulheres que sofreram algum tipo de abuso. “É na semana mais feliz do ano, que tá assim de homem te abusando”, diz a letra. 

natura

Campanha de out-of-home de Natura com foliãs. Foto: Divulgação

A Natura decidiu apostar na questão da representatividade, com uma campanha de mobiliário urbano protagonizada por foliãs “reais”, chamada “Toda Beleza faz Verão”. O projeto fotográfico abre mão de modelos e traz cliques espontâneos de mulheres em diferentes blocos de carnaval. A campanha foi idealizada pela Africa.

“Levamos mulheres reais para a mídia out-of-home neste período, queremos incentivá-las a se envaidecer e curtir seus corpos nos blocos. Vemos o que está acontecendo e campanhas trabalhando o empoderamento no carnaval. É um momento saudável para falar do tema, pois ao mesmo tempo em que as pessoas estão alegres, estão mais vulneráveis também”, afirma Carolina Soutello, gerente de Marca da Natura.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados

  • Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca