Assinar

McDonald’s entra no Conar contra Habib’s

Buscar

McDonald’s entra no Conar contra Habib’s

Buscar
Publicidade
Comunicação

McDonald’s entra no Conar contra Habib’s

Acusações são de denegrimento de imagem, publicidade comparativa irregular e violação do direito autoral; filmes foram lançados em julho e setembro

e Teresa Levin
20 de outubro de 2016 - 17h19

Habib's

“Beirute” é um dos filmes que está sendo questionado pelo McDonald’s no Conar (Crédito: Reprodução)

Dois filmes criados pela Publicis para o Habib’s estão sendo questionados pelo Mc Donald’s junto ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O primeiro, intitulado “Leilão”, foi ao ar em julho divulgando o sanduíche Bib’s Chicken Crispy. Em uma espécie de “leilão inverso”, o comercial usa do bom humor e traz o personagem símbolo do McDonald’s – o palhaço Ronald McDonald – e o rei que representa o Burger King duelando pelos preços mais baixos com o gênio da lâmpada, personagem do Habib’s. Já no segundo filme, lançado em setembro, os dois personagens das redes concorrentes do Habib’s protagonizam um curioso show, com uma paródia ao jingle do Big Mc. Ambos os comerciais foram veiculados na televisão; apenas nas redes sociais do Habib’s, eles tiveram mais de sete milhões de views.

O processo de número 239/16 foi aberto em 14 de outubro e está em tramitação no Conar. As acusações do McDonald’s são de denegrimento de imagem, publicidade comparativa irregular e violação do direito autoral. As três reclamações deverão ser discutidas no final de novembro ou na reunião da entidade em dezembro. O McDonald’s chegou a pedir a sustação dos comerciais mas até o momento ela não foi concedida pelo relator do Conar.

Procurada pela reportagem de Meio & Mensagem, a Publicis não quis se manifestar, apenas enviou um comunicado oficial do Habib’s no qual o anunciante informa que tomou conhecimento da representação em questão e seguirá todas as etapas do processo de avaliação. “E respeitará a decisão do Conar”, conclui o texto. Já o McDonald’s informou que “não comenta sobre processos em andamento, mas reforça o respeito pelo cumprimento das regras publicitárias”.

Confira abaixo os filmes que estão sendo questionados junto ao Conar:

https://www.youtube.com/watch?v=XIoMwaj9VIo

https://www.youtube.com/watch?v=0oMnqhatSkg

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade

    Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga

  • Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

    O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024