Tônica Mix cria dupla sertaneja para Bridgestone
Ação para Bridgestone aposta em sertanejos para conversar com caminhoneiros
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Meio & Mensagem
26 de setembro de 2012 - 2h48
A Tônica Mix, que atende as marcas da Firestone Bridgestone no Brasil, criou uma dupla sertaneja para promover os produtos da Bridgestone e da Bandag, empresas que fazem parte do segmento de cargas. Com isso, a campanha pretende atingir um público formado por caminhoneiros autônomos.
Segundo a agência, o objetivo é conquistar o target por meio de uma abordagem emocional. Por meio de pesquisas, a Tônica Mix verificou que, muitas vezes, a única companhia desses profissionais durante as viagens é a música. Outro dado: 90% deles preferem escutar canções do gênero sertanejo.
Desta forma, a equipe responsável pela campanha encontrou uma dupla sertaneja formada por dois caminhoneiros, que atendiam pelos nomes de Amilton e Juliano. Eles receberam apoio das marcas, gravaram um single (denominado Na Estrada) composto pela equipe da Tônica Mix e mudaram o nome para Oiapoque & Chuí para divulgar a promoção “Oiapoque & Chuí – É a Bridgestone e a Bandag premiando de Norte a Sul”.
A estratégia para a primeira fase da campanha foi promover a dupla sertaneja sem que ela fosse atrelada a nenhuma das marcas. No intervalo de duas semanas, o clipe dos músicos obteve cerca de 6 mil visualizações no Youtube, e a página dos artistas no Facebook conquistou aproximadamente 10 mil fãs.
Na sequência, a promoção foi oficialmente lançada. E, a partir desta semana, a agência divulgará Oaiaporque & Chuí em de peças para TV, rádio, mídias impressa, online, exterior e PDV.
Segundo Cibar Ruiz, um dos sócios da Tônica Mix, uma das maiores preocupações da agência era a de encontrar personagens reais para protagonizar a ação, evitando que o público se sentisse enganado pela Bridgestone e pela Bandag e rejeitasse seus respectivos produtos. “É por esse motivo que usamos uma dupla que já existia. Eles cantam de verdade, são caminhoneiros de verdade e pessoas ótimas”, afirma. “Pelo que pudemos mensurar até agora, o público, na verdade, ficou feliz com o apoio que demos à dupla, que agora ganhou uma projeção maior no mercado”, completa Fábio Flandoli, outro sócio da agência.
A promoção prevê que para cada R$800 gastos em pneus Bridgestone, em recapagem Bandag ou na contratação de serviços da BTS (que faz parte da Bandag), os consumidores concorrem a prêmios como eletrodomésticos, eletroeletrônicos e a um caminhão Volvo VM avaliado em R$215 mil. A Firestone Bridgestone do Brasil afirma ainda que, após o término da campanha, o grupo poderá continuar patrocinando a dupla sertaneja.
Confira abaixo o vídeo da campanha e o videoclipe da música criada especialmente para a dupla:
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