Assinar

Effie Brasil 2024 recebe inscrições de interessados em compor o júri

Buscar
Effie Awards

Effie Brasil 2024 recebe inscrições de interessados em compor o júri

Profissionais interessados em participar dos júris do prêmio podem se cadastrar no site oficial até dia 31 de maio


2 de maio de 2024 - 15h13

Jurados do Effie Awards Brasil

Jurados do Effie Awards Brasil analisam cases inscritos (crédito: Eduardo Lopes)

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para os profissionais interessados em participar dos júris do Effie Awards Brasil 2024. O cadastro deve ser feito no site do evento. Esta é uma prática que a premiação adota desde 2022.

O rigor dos júris é uma das características que mantém a relevância e a credibilidade do Effie. O julgamento ocorre em duas fases. A primeira é feita de forma virtual, com os cases distribuídos em diversas salas formadas por grupos de sete a nove jurados. No final desta primeira fase é definido o shortlist.

Em seguida, são formadas novas salas de júri, desta vez com grupos de onze a 14 profissionais, que se reúnem presencialmente. Nesta segunda fase, todos os cases finalistas da mesma categoria precisam ser analisados pelos mesmos jurados, garantindo, assim, uma visão e régua únicas para a seleção dos premiados.

Etapas do julgamento do Effie Awards Brasil

Em ambas as fases, os jurados atribuem quatro notas para cada case, relativas a Estratégia, Criatividade, Execução e Resultado. Na média ponderada, a nota de Resultado compõe 30% da nota final, e as demais notas dividem igualmente os 70% restantes. Todos os jurados leem os cases e assistem o vídeo-case (creative reel). Antes de darem suas notas, há um tempo em torno de 10 minutos para que o grupo possa trocar impressões a respeito do case. Entretanto, após essa discussão, a nota final de cada jurado é individual e secreta, não sendo necessário que o grupo chegue a um consenso.

Na segunda fase, essas notas definem os ganhadores de Ouros, Pratas e Bronzes. Mas o padrão global do Effie tem barreiras que evitam a fadiga de troféus que caracteriza outros festivais: há um limite de quatro premiados por categoria, sendo que para um segundo Ouro, Prata ou Bronze ser concedido é preciso que dois cases estejam tecnicamente empatados. Além disso, cada case pode ser inscrito, no máximo, em quatro categorias, o que também impede que um mesmo case seja premiado em múltiplas categorias.

Publicidade

Compartilhe