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Museu do Impedimento

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Museu do Impedimento


4 de julho de 2020 - 2h35

Prêmio: Shortlist
Categoria: Impacto Positivo – Marcas
Case: Museu do Impedimento
Anunciante: Google
Agência: akqa

De 1921 a 1979, o futebol feminino foi proibido por lei em diversos países, como Inglaterra, Alemanha, França e até mesmo o Brasil. Muitas mulheres desafiaram a proibição e seguiram jogando em segredo. Mas sem os devidos registros históricos, nem mesmo por órgãos oficiais, quase 50 anos de história permaneciam em branco. Até agora.

Em parceria com o Museu do Futebol, o Google retratou os anos de proibição do futebol feminino lançando um museu digital completamente vazio: o Museu do Impedimento.

Com o objetivo de ser preenchido com histórias que não poderiam ser encontradas na barra de pesquisa do Google, mas apenas nas pessoas, o Museu do Impedimento se tornou uma busca global e colaborativa para encontrar memórias e evidências das pioneiras do futebol feminino. Através do site do museu, era possível enviar digitalmente arquivos, fotos e documentos daquele período, alimentando um acervo devidamente catalogado e curado por historiadores.

Heroínas do futebol, como Léa Campos, a primeira árbitra do mundo, presa 15 vezes durante a proibição, e Marileia Santos, a maior artilheira de todos os tempos, protagonizaram a campanha através de filmes, mini-documentários e esforços nas mídias sociais.

Histórias, de todo o mundo, foram recebidas e selecionadas, dando vida a não apenas uma, mas seis exposições digitais permanentes — reveladas durante as finais da Copa do Mundo de Futebol Feminino — e uma exposição física itinerante.

Com mais de 1 milhão de visitantes e atingindo 78 países, o Museu do Impedimento iniciou um debate global sobre igualdade de gênero no esporte, virando assunto em 150 veículos de notícias pelo mundo.

Ao fazer uma reparação histórica, um legado de inspiração para gerações futuras foi deixado, com todas as informações universalmente acessíveis, organizadas e preservadas, no Google.

Agência: akqa
Anunciante: Google
Responsável pela peça (Agência): Diego Machado, cco
Responsável pela aprovação (Anunciante): Lauren Pachaly, Maria Clara Fleury e Tiago Zago, Diretor de marca

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